Governo chinês oferece perdão a corruptos que devolverem dinheiro

Membros do governo da China que aceitaram suborno ou obtiveram ganhos ilegais poderão ser perdoados se, em troca, devolverem todo o dinheiro que ganharam, segundo uma campanha que está sendo promovida em todo o país, informou hoje a agência  Xinhua.

A devolução de toda a “renda não tributável” ganha terá que ser feita durante um período chamado de “auto-exame de corrupção”, que na província de Hunan vai vigorar até 20 de dezembro.


 


A mesma iniciativa já foi promovida em outras províncias do país. Os que aderem a ela depositam seus ganhos ilícitos numa conta bancária aberta pela administração local de renda não tributável.


 


As pessoas que fazem o depósito ficam com um recibo único comprovando a operação. Já o banco fica sem comprovante algum, para assegurar a confidencialidade da transação.


 


Em 2005, o Partido Comunista da China (PCCh) puniu 115.000 de seus 70 milhões de membros por terem se envolvido em casos de corrupção, informou a Comissão Central para a Inspeção Disciplinar.


 


Há dois meses, a campanha anticorrupção iniciada há dois anos pelo Governo de Hu Jintao foi intensificada e chegou a altas esferas do PCCh, inclusive punindo dirigentes importantes, como Chen Liangyu, chefe do PCCh em Xangai.