Tocantins no segundo turno presidencial

Os grupos e partidos políticos do Tocantins definem o que fazer na campanha do segundo turno presidencial. É o destaque do noticiário do fim de semana. Leia a resenha feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins


PMDB em campanha O PMDB tocantinense se reúne hoje para definir as ações de mobilização em torno da reeleição de LulaO encontro deve contar com as presenças do governador Marcelo Miranda, do presidente regional do partido, deputado federal Oswaldo Reis, do reitor da UFT, Alan Barbiero – que é coordenador da campanha de Lula no Estado, do secretário de Governo, Manoel Bueno.


 


UT com Alckmin A União do Tocantins (UT) também começará sua mobilização de apoio à campanha do candidato à presidência, Geraldo Alckmin (PSDB), a partir de amanhã, quando haverá uma reunião com prefeitos, vereadores, deputados e lideranças para definir as ações que serão realizadas nos próximos dias.  Também na terça-feira, a senadora eleita Kátia Abreu (PFL) reúne-se na Capital com todos os prefeitos do PFL e executivos municipais de outros partidos que apóiam o candidato do PSDB à presidência da República. A programação de comícios e reuniões terá início no mesmo dia, com reuniões em Miracema e Guaraí. No dia 18 será a vez de Paraíso e Porto Nacional. No dia 19, acontecerão reuniões em Palmas (12 horas), Gurupi (16 horas) e Araguaína (20 horas). No dia 20 de outubro, as movimentações acontecem nas cidades de Colinas, Pedro Afonso e Colméia. No dia 21, será a vez de reuniões em Formoso, Araguaçu e Alvorada. Já no dia 22, Kátia Abreu e os aliados fazem reuniões em Natividade, Taguatinga e Dianópolis.


 


Assembléia e suas caras novas Apesar de a Assembléia Legislativa Estadual (AL) ter tido um alto índice de deputados reeleitos, representando um total de 14 de 16 que disputaram um novo mandato, o que formaliza uma média de 87,5%, 10 novos parlamentares irão atuar a partir de 1º de janeiro de 2007.


 


Disciplina é o maior desafio dos professores Quais os principais problemas enfrentados pelo educador brasileiro, seja ele da rede pública ou privada? A resposta deles próprios está em uma pesquisa que rendeu o livro O Professor Refém, da escritora Tânia Zagury. A pesquisa, que entrevistou 1.162 educadores, mostra que para 22% deles, manter a disciplina dentro da sala de aula é o maior desafio. Em seguida vêm a dificuldade para se motivar os alunos (21%); fazer a avaliação dos alunos (19%); e manter-se constantemente atualizado (16%).


 


Bancários retomam trabalho A decisão foi tomada na última sexta-feira, em assembléia do Sindicato dos Empregados em Empresas de Crédito do Estado do Tocantins (Sintec-TO). Eles decidiram voltar ao trabalho, embora reprovem o aumento de 3,5% ofertado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Segundo o presidente do Sintec-TO, Crispim Batista, o movimento conseguiu uma boa adesão e também ressaltou pontos positivos na paralisação.


clebertoledo.com.br


Neris, Wanderlei, Kairo e Brizola Gomes deixam o PDT O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Palmas, Milton Néris, afirmou que ele, o vereador de Palmas Wanderlei Barbosa, o líder jovem Kairo Bernardo e o advogado Brizola Gomes estão deixando o PDT. “Não vamos ficar num partido que não tem projeto político, nem projeto de poder, conduzido por meia-dúzia sem densidade eleitoral e sem importância política”, criticou.



Presidente da Fieto compõe nova diretoria da CNI A aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, carga tributária menor e infra-estrutura com foco nas necessidades de cada região do país são três fatores que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Eduardo Machado Silva, acredita que darão sustentação ao crescimento industrial nos próximos anos. Machado assume, nessa segunda-feira, uma cadeira na nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).



Cancelamento de títulos Os moradores das quadras Arses 141,142 e 152, em Palmas, temem perder seus lotes adquiridos do governo do Estado, através do Projeto Orla, depois que o Tribunal de Justiça cumpriu determinação do Superior Tribunal (STJ) e cancelou 640 títulos de imóveis dessas áreas e do Kartódromo. Por isso, eles já estudam a possibilidade de ingressar com uma ação na Justiça contra o Estado.