Lula vai fazer comício na Boca Maldita

A coordenação da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná confirmou ontem que o candidato petista virá a Curitiba no próximo sábado, dia 21, para fazer um comício na Boca Maldita. Será o primeiro evento de Lula na campanha

O coordenador geral da campanha de Lula no Paraná, Jorge Samek, informou que na próxima semana também virão ao Paraná o ministro da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, e o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), que declarou apoio a Lula no início da semana. Maggi, que é paranaense de São Miguel do Iguaçu, também virá ao estado para fazer uma agenda de campanha na região. Samek disse que, na condição de maior produtor rural do país, Maggi dará um testemunho fundamental sobre as realizações do governo Lula na agricultura. O ministro e Maggi deverão ir a Toledo e Cascavel.


 


A avaliação do coordenador geral é que a campanha de Lula está adquirindo fôlego na região sul, onde, segundo dados do Instituto Datafolha, o petista subiu oito pontos no segundo turno. Em Curitiba, as pesquisas indicam que Lula está três pontos atrás de Alckmin. “Esta diferença nós queremos tirar e tudo indica que vamos conseguir”, afirmou.


 


Reforço


 


Nestas últimas duas semanas da campanha, Lula vai receber o apoio institucional do PMDB do Paraná. Amanhã, dia 16, na sede do diretório estadual do PMDB, em Curitiba, a executiva anuncia o apoio do partido à candidatura de Lula. Em troca, a direção estadual do PT irá manifestar sua adesão à campanha do governador licenciado Roberto Requião à reeleição.


 


Mas tanto no PMDB como no PT, a aliança não implica envolvimento integral dos filiados nas duas campanhas. No PMDB, o apoio a Lula convive com um movimento de apoio ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com o qual o partido esteve em sua maioria no primeiro turno. No PT, o adversário de Requião, o senador Osmar Dias (PDT), não tem adeptos oficiais, mas ainda há uma ala do partido que não adere à campanha peemedebista, enquanto o governador Roberto Requião não anunciar oficialmente o apoio ao candidato petista à reeleição.


 


Uma das coordenadoras da campanha de Lula, Gleisi Hoffmann, afirmou que o comício vai unificar as forças de apoio à reeleição do presidente no Paraná. “Queremos fazer uma grande festa e os curitibanos estão convidados a participar. A campanha do presidente Lula, hoje, é um movimento suprapartidário. E, na Boca Maldita, vamos mostrar a nossa força”, comentou.


 


Diferenças


Esta será a terceira visita de Lula ao estado nesta campanha. No primeiro turno, o presidente fez comício em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e teve encontros com empresários, presidentes de cooperativas e prefeitos em Foz do Iguaçu. Nas duas cidades paranaenses que visitou, Lula venceu o adversário no primeiro turno. Em Colombo, o presidente teve 51% dos votos válidos, contra 39% de Alckmin. Já em Foz do Iguaçu, Lula alcançou 44% e o candidato do PSDB, 43%.


 


Caminhada


 



 


Ontem, a coordenação da campanha em Curitiba promoveu a tradicional caminhada de sábado entre a Praça Santos Andrade e a Boca Maldita. As atrações foram a atriz Ítala Nandi e o ator e diretor Paulo Betti, filiado ao PT e que está encenando uma peça teatral em Curitiba. Betti já participou de outras campanhas de Lula à presidência da República.


 


Elisabete Castro – Paraná-Online