RS: estudantes preparam ofensiva da campanha ''Alckmin NÃO!''

Entidades estudantis do Rio Grande do Sul organizam este sábado (14), uma plenária na qual será planejada a ofensiva da campanha ''Alckmim NÃO!'' para os dias que antecedem as eleições. A reunião sera realizada no Afocefe (Rua Andradas, 1234, 21 andar,

Aprovada por unanimidade na última reunião da diretoria executiva da UNE, a campanha contrária a candidatura do tucano começa a ser organizada e a tomar corpo nas principais universidades e escolas do país.


 


Essa campanha, baseada na resolução do CONEB da UNE ocorrido em abril deste ano, pretende ser um ofensivo e amplo movimento dos estudantes em torno de um único objetivo: barrar a ameaça da volta do projeto neoliberal no país.


 


Não ao retrocesso


 



''Os estudantes não se esquecem o que representou os dois mandatos de FHC e Paulo Renato, na época, Ministro da Educação. Foi uma intensa, dura e incansável luta de resistência através de atos, greves e manifestações contra a implementação de uma agenda neoliberal no país, em especial na educação. Vale lembrar a repressão que os movimentos sociais sofreram ao longo deste período'', avalia o 1º vice presidente da UNE, Maurício Piccin.


 


Piccin ainda enumera outros fatores que levaram ao total sucateamento da Educação durante os anos FHC: ''Os cortes de verbas para as universidades públicas e gratuitas, a redução de vagas nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), o estabelecimento de diretrizes produtivistas, meritocráticas e quantitativas para medir a produção do conhecimento e a avaliação institucional como o ''provão'', o fim do financiamento da assistência estudantil, a implementação de leis para escolha de dirigentes das instituições de ensino de forma autoritária e antidemocrática e o financiamento com verbas públicas, através do BNDES, para a expansão do ensino privado no país''.


 


Alckmim e Yeda não!



O 1º vice presidente da UNE afirma que é preciso alertar os estudantes e a sociedade em geral do retrocesso que significa votar na direita conservadora. ''Votar em Geraldo Alckmin e Yeda (candidato ao do PSDB governo do RS) significa o realinhamento automático com os interesses imperialistas, com a perda da nossa soberania e com o fim da possibilidade de derrotarmos a hegemonia neoliberal na América Latina''.


 


Piccin destaca que essa é a oportunidade de combater com firmeza a volta do governo PSDB. ''Eis o chamado aos estudantes para essa grande luta que poderá marcar a história e assim, mais uma vez, cumprirem o seu papel na defesa das pautas históricas do Movimento Estudantil. Para isso é necessário construir uma grande ofensiva para barrar e derrotar a ameaça neoliberal que tenta se reconstituir no país'', convoca.



Fonte: Estudantenet