Sem categoria

3 mil participam da 1ª edição do projeto Sindicato no Bairro em Caxias do Sul

Uma ação inovadora. É o que aconteceu no sábado, 8 de abril, na Escola Ester Benvenutti, na Comunidade Fátima e Monte Castelo: foi a primeira edição do projeto "Sindicato no Bairro". A atividade, organizada pelo Sindi

Uma ação inovadora. É o que aconteceu no sábado, 8 de abril, na Escola Ester Benvenutti, na Comunidade Fátima e Monte Castelo: foi a primeira edição do projeto "Sindicato no Bairro". A atividade, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos em parceria com o Grupo Fátima e com as escolas no bairro, levou a comunidade atividades que promoveram integração, esporte, formação, lazer e cultura, além de atendimento médico, odontológico, jurídico.
Segundo a coordenadora dos Programas Sociais do Grupo Fátima, Célia Poletti, cerca de três mil atendimentos foram prestados a comunidade. "Nossa intenção é atender a população o mais próximo possível de suas residências, resolvendo os problemas possíveis e encaminhado outros para os postos de saúde e alguns casos para o Grupo Fátima", disse Poletti.
O presidente do Sindicato, Assis Melo, avaliou como positiva a ação realizada na escola, salientando a importância do projeto que possibilita uma aproximação maior do Sindicato com a categoria, seus familiares e a comunidade em geral. "As parcerias foram muito importantes para a realização e sucesso deste evento", salientou Melo. Durante todo o dia aconteceu no ginásio da escola o campeonato de integração de futsal na categoria infantil. Além disso, as crianças do bairro puderam brincar em diversas outras atividades e assistir a peça teatral "Dente na Boca" apresentada pela Secretária Municipal de Saúde. "Gostei bastante deste projeto, tivemos oportunidade de brincar, jogar e ficar na escola sem ser dia de aula", afirmou Bruno Silva, aluno da 4ª série.

Comunidade aprovou a idéia

A comunidade presente teve acesso à corte de cabelo, confecção de documentos como carteira de identidade e carteira profissional, além de fazer exames de tipagem sanguínea, glicose, verificação de pressão entre outros diversos atendimentos médicos. "A disponibilidade de todos esses serviços ao alcance da comunidade é muito importante, pois está tudo em um só lugar e eles esperam por isso o ano todo. Há mais de 20 anos a escola organiza este tipo de ação, mas desta vez juntamente com os parceiros a atividade foi muito melhor", afirmou Luciana Pagliarini vice-diretora da escola. 
Para o metalúrgico Valdir Neto, a ação foi positiva tanto para as crianças quanto para os adultos. Ele salientou que esse tipo de atividade tira as crianças da rua e incentiva o esporte o lazer integrando as famílias com as escolas. Já para a diretora da escola que sediou o evento, Vera Lúcia Resin todos os objetivos foram atingidos. "Nossas expectativas foram alcançadas. O trabalho de doação e o esporte é a garantia de deixar nossos alunos longe das coisas erradas", ressaltou Resin.
As próximas edições devem ocorrer mensalmente. Uma em cada bairro da cidade ou em alguma cidade que é base de atuação do Sindicato.

De Caxias do Sul
Adriene Antunes