Sem categoria

Plano Nacional do Livro e Leitura elevará índice de leitura

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), lançado pelos ministérios da Cultura e da Educação mês passado, pretende nos próximos três anos elevar em 50% o índice brasileiro de leitura.

Hoje esse índice é de 1,8 livro por habitante/ano, considerado muito baixo inclusive em relação aos países latino-americanos. Na Colômbia, por exemplo, o índice de leitura é de 2,4 livros por habitante/ano. O coordenador do PNLL, Galeno Amorim, disse que há "um longo caminho a ser percorrido no país para se aproximar dos índices de leitura registrados nos Estados Unidos e Inglaterra – de cinco livros por habitante/ano cada – ou da França (sete livros por habitante/ano)". Neste ano, segundo informa, serão feitas pesquisas em alguns países visando começar a padronizar esse índice para, inclusive, estabelecer comparações. A base do plano foi o extinto programa Fome de Livro, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
O PNLL é formado por projetos e programas de iniciativa do Estado, setor privado e terceiro setor na área do livro, incentivando a leitura de qualquer cidadão sem restrições de idade. Entre as ações que integram o PNLL, há a implantação de bibliotecas públicas, a distribuição de livros, os financiamentos para a cadeia produtiva do livro, o projeto de formação de mediadores de leitura e a criação de outros espaços de leitura.
O Brasil tem de 10 a 12 mil bibliotecas em funcionamento, segundo Amorim. Ele destacou, contudo, que não basta democratizar o acesso à leitura para a população. Daí a importância de ações concretas que levem a esse resultado e que compõem o programa do PNLL.
Segundo ele, caiu pela metade o número de brasileiros sem acesso à leitura, que era de 14 milhões de pessoas em 2004. Até 2008, as metas do PNLL incluem aumentar o número de pontos de venda e de livros em poder das pessoas e zerar o número de cidades sem bibliotecas no país que, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2004, era de 1,3 mil municípios – quase um quarto do total de municípios brasileiros.

A informação é da
Agência Brasil