Sem categoria

Mulheres pernambucanas recebem apoio contra violência

A primeira reunião de trabalho da recém-instalada Câmara Integrada de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, de Pernambuco, será nesta quarta-feira (12). A criação do novo organismo foi proposta ao govern

Em janeiro deste ano foram registrados mais de 30 casos de agressão e morte de mulheres em Pernambuco, que representam mais de um caso por dia.

 

A comissão, instalada no último dia 30 de março, é composta por representantes da SPM, Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Militar, Civil e Científica de Pernambuco, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do governo federal.

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, dia 22 de março, o Projeto de Lei sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A partir de agora, o projeto vai tramitar no Senado Federal e, se aprovado, será enviado para a sanção do presidente Lula. Essa é uma das armas com que a SPM e o movimento feminista pretende usar para reduzir os números alarmantes de violência contra as mulheres, que ocorrem em sua grande maioria dentro de casa. As mulheres são geralmente vítimas de ex ou atuais companheiros e maridos.

 

Delegacia virtual

Está em curso, no Pará, uma experiência inovadora que, segundo a delegada Elizabete Santa Rosa, diretora da Divisão de Crimes contra a Integridade da Mulher, "é mais uma forma de quebrar o silêncio da vítima". Trata-se de uma delegacia virtual, através da qual as mulheres em situação de violência podem registrar ocorrência policial pela internet. O endereço é www.delegaciavirtual.pa.gov.br

 

O site explica o que é a violência doméstica contra a mulher e apresenta uma lista de 16 tipos de ocorrência. É preciso informar dados pessoais, endereço e telefone e escrever um breve relato do que ocorreu. Depois de enviar o registro – documento que tem valor legal -, a mulher deve imprimi-lo, gravá-lo no computador ou pedir para recebê-lo por e-mail. Em alguns casos é preciso ir pessoalmente à delegacia. Para exame de perícia, por exemplo.

 

De Brasília
Márcia Xavier
Com informações da SPM