Um quarto dos brasileiros na Europa está em Portugal

Um quarto dos brasileiros que imigram para o continente europeu fixa-se em Portugal, país que recebe cerca de 85 mil cidadãos do Brasil, revelou nesta quinta-feira a pesquisadora Teresa Sales, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em uma conferê

De acordo com a pesquisadora, na Europa vivem cerca de 350 mil brasileiros, concentrados em sua maioria em Portugal (85.567) e na Itália (67.187). Sales, que citou dados do Ministério das Relações Exteriores, afirmou ainda que 40% dos imigrantes brasileiros estão nos Estados Unidos (783.802), 19% no Paraguai (378.247) e 17% na Europa (249.146).


 


Os dados foram apresentados na 11ª Conferência Internacional Metropolis, evento que reúne na capital portuguesa mais de 700 especialistas em imigração.


 


A conferência integra o Projeto Internacional Metropolis, que fomenta atividades coordenadas de centros de pesquisa, grupos políticos e ONGs para fortalecer políticas migratórias.


 


A pesquisadora da Unicamp ressaltou ainda que, no total, vivem fora do Brasil cerca de dois milhões de brasileiros. E traçou o perfil dos imigrantes do país que vivem em Portugal: são jovens empregados da construção civil, de restauração e de trabalhos domésticos.


 


Sales afirma que muitos brasileiros trabalham em Portugal em profissões menos qualificadas que aquelas que exerciam no Brasil, onde eram professores, bancários e estudantes.