Novo governo, novo secretariado

Possível mudança no secretariado do governo Marcelo Miranda no segundo mandato, análise do resultado eleitoral do Tocantins pelo presidente do PT local, deputado estadual José Santana, e referência à recusa do senador Leomar Quintanilha (PCdoB/TO) em volt

Jornal do Tocantins


Mudança no secretariado Marcelo Miranda (PMDB) admitiu ontem, em Araguaína, mudanças no seu secretariado, levando-se em conta os partidos que lhe deram apoio durante a campanha eleitoral. “Precisamos ouvir os partidos que estão conosco, que estiveram juntos”, disse Marcelo, que confirmou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno durante reunião também ontem, em Brasília.


 


Beto Fonseca sepultado O candidato a deputado estadual Gilberto Maciel Fonseca (PL), o Beto Fonseca, de 35 anos, morreu ontem, às 6 horas, e será enterrado hoje à tarde, em Formoso do Araguaia. Beto sofreu traumatismo craniano no acidente com o trio elétrico que transportava militantes e políticos da União do Tocantins (UT), ocorrido na noite de 28 de setembro.


 


Vitória na derrota Certamente a derrota para ser mais comemorada nestas eleições é a do deputado estadual José Santana (PT). Quarto mais votado para deputado federal, com 35.741 votos, o petista só não foi eleito porque a coligação PCdoB/PT não atingiu o coeficiente eleitoral de mais de 80 mil votos. E a votação expressiva do deputado José Santana ilustra bem o quanto pode ter sido equivocada a opção do PT nestas eleições ao aceitar o papel de coadjuvante do PCdoB, em vez de se colocar como alternativa de poder ao Governo do Estado. 2006, definitivamente, não foi um ano bom para os vermelhos.


 


Audiência continuará na próxima terça-feira Devido à grande quantidade de discussões e de temas, a Prefeitura de Palmas continuará na próxima terça-feira a audiência pública do Plano Diretor. A primeira foi realizada ontem no Espaço Cultural e algumas decisões, como a redução do perímetro urbano de 28 mil para 17 mil hectares, já foram tomadas.


 


Ambulâncias fora de circulação Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas completam três meses no conserto. Embora tenham sido substituídas por duas outras unidades menores, estas não oferecem a mesma capacidade. Os veículos novos foram adquiridos recentemente pelo município e seriam disponibilizados para os pronto atendimentos Norte e Sul, informou o gerente de transporte da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Pedro Mário Vieira.


 


Bancários vão fechar mais agências amanhã Os bancários de Araguaína vão aderir a greve nacional da classe a partir de amanhã. Na Capital, ontem, os bancários conseguiram fechar mais duas agências do Banco do Brasil. Entretanto, a movimentação em alguns bancos privados e no Banco da Amazônia ocorreu dentro da normalidade.


 


Produtores terão dia de campo Produtores rurais da região de Araguaína, Santa Fé, Xambioá e Filadélfia, vão participar amanhã de um dia de campo com o tema “Manejo Sanitário de Bovinos Leiteiros, que será realizado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína. O evento terá três estações que abordarão a brucelose, a reprodução do besouro “Rola Bosta” para o controle da mosca do chifre e o controle de moscas, carrapatos e verminoses.


 


Rebanho imunizado Todo o gado bovino existente na Ilha do Bananal foi imunizado contra a febre aftosa. No total, receberam a vacina 104.864 cabeças de gado bovino da Ilha.


 


Alerta de chuvas A Secretaria Nacional de Defesa Civil  alertou as defesas civis do Distrito Federal, dos estados do Tocantins e de Goiás para a ocorrência de chuva forte hoje. Em alguns momentos, pode haver descargas elétricas e rajadas de vento de 40 a 70 quilômetros por hora no Distrito Federal e de 50 a 70 quilômetros por hora nos dois estados. A Sedec orienta a população a evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta também para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.


 


Policiais denunciados no MPE Oito pessoas prestaram queixa junto ao Ministério Público Estadual em Dianópolis contra dois policiais civis e dois militares. Elas teriam sido agredidas pelos policiais enquanto estavam em um bar no centro da cidade no último sábado.


 


Assaltados mais dois ônibus Dois ônibus, uma da Empresa Medianeira e outro da Viação Itapemirim, foram assaltados ontem, por volta das 2 horas, na BR-153, em Brasilândia. O primeiro assaltado foi o veículo da Medianeira, que fazia a linha Terezina (PI)/Alta Floresta (MT), com 36 passageiros. Três homens armados, com revólveres, aproveitaram o momento em que o veículo diminuiu a velocidade para passar em um quebra-mola e obrigaram o motorista a parar o carro. Mandaram o motorista entrar em uma estrada vicinal e levaram jóias e dinheiro dos passageiros.


 


Ponto facultativo amanhã Feriado de aniversário do Estado hoje alonga o fim de semana de muitos trabalhadores. Funcionários públicos do Governo do Estado terão ponto facultativo amanhã. O decreto foi anunciado ontem pelo governo estadual. Já o comércio não abre as portas hoje, mas funciona normalmente na sexta-feira. Os supermercados permanecem com funcionamento normal hoje e amanhã. Farmácias e serviços de saúde e segurança atendem em regime de plantão, a exemplo das polícias, dos Pronto Atendimentos e do Pronto Socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP).


clebertoledo.com.br


Santana diz que PT foi previsível O presidente regional do PT, deputado estadual José Santana, reconheceu que o partido errou ao não manter candidatura própria para o governo do Estado. “Nos tornamos previsíveis demais quando decidimos apoiar (o governador) Marcelo Miranda (PMDB), e quem fica previsível é mais fácil de ser derrotado”, afirmou. Esse erro estratégico, calculou Santana, custou o desempenho eleitoral do PT no Estado, inclusive, a candidatura dele a deputado federal. “Eu precisava me preocupar com a unidade partidária”, explicou. Ainda em relação à candidatura própria do partido, Santana afirmou que ela foi enfraquecida desde que os prefeitos do PT, como Paulo Mourão (Porto Nacional) e Raul Filho (Palmas), tomaram à frente e “saíram declarando apoio a Marcelo”. Santana disse que o PT não perdeu em 2006, “apenas deixou de crescer”. “Mantivemos nossas duas vagas na Assembléia Legislativa”, afirmou, numa referência à reeleição de Solange Duailibe e da eleição de Manoel Queiroz. A vitória do governador Marcelo Miranda, disse Santana, não surpreendeu, mas poderia ter sido com uma vantagem mais tranqüila se a coligação fosse mais ampla, com a inclusão do PT e do PCdoB, por exemplo, e se a Aliança da Vitória tivesse colocado a candidatura do peemedebista mais cedo nas ruas. “Demorou a ir para as ruas e com isso perdeu tempo”, afirmou o deputado. Para o presidente do PT, “a máquina do governo funcionou de maneira ostensiva” em favor de Marcelo. “Não estou dizendo que foi criminosa, mas que funcionou em favor do governador funcionou”, ressaltou. Na eleição proporcional, “quem não teve estrutura encontrou dificuldade para fazer sua campanha”. Sobre a vitória da senadora eleita Kátia Abreu (PFL), Santana disse que ela foi possível pelo desgaste do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e pelo modelo de campanha e de TV envolvente da pefelista. “Isso não deixou que a campanha do companheiro Célio Moura (PT) deslanchasse”, disse o parlamentar.


 


Kátia entre os 100 mais influentes do novo Congresso A senadora eleita do Tocantins, Kátia Abreu (PFL), é apontada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar como uma dos novos parlamentares que aparecerão entre os 100 mais influentes do novo Congresso Nacional, eleito domingo.


 


Raul receberá Sindicato dos Guardas O prefeito de Palmas receberá, no dia 11, , o Sindicato da Guarda Metropolitana da Capital e do Tocantins (Sigmep-TO). O sindicato lançou seguda-feira o “Movimento de Revitalização da Guarda”, que pede uma ampla reforma administrativa no órgão e a saída de seu comandante, coronel Devarte Rocha.


Folha de S. Paulo


Painel Em campo. Renan Calheiros abortou, por ora, o movimento para que João Durval se filie ao PMDB. Teme melindrar ACM, com quem sempre procurou se dar bem. Leomar Quintanilha (PC do B-TO) também não se mostrou disposto a embarcar no partido, já que é adversário do governador Marcelo Miranda.