Horário de verão só terá início daqui a um mês

O horário de verão deste ano irá começar no dia 5 de novembro e vai durar até o dia 25 de fevereiro de 2007. A medida vale para os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Tradicionalmente, o horário de verão tem início em meados de outubro, mas foi adiado por conta das eleições para evitar problemas no sistema de votação.



A avaliação do ONS (Operador Nacional do Sistema) é que a medida reduz o consumo de energia entre 4% e 5% no horário de pico.



O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda máxima no horário em que o sistema elétrico é mais utilizado. Segundo nota do Ministério das Minas e Energia, “o aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão”.



Benefícios
O governo avalia que a medida dá maior segurança e confiabilidade ao sistema nos horários de pico. “O horário de verão é estratégico para o Brasil porque representa redução de custos, evita investimentos desnecessários em geração, e aumenta a segurança do sistema elétrico”, afirmou o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia).



Na região Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é uma redução no consumo de 1560 MW, o que equivale a duas vezes ao consumo máximo de Brasília. Já na região Sul, a economia estimada é de 530 MW, o que equivale a 80% da carga no horário de pico de Porto Alegre (RS).