Sem categoria

Romênia quer pôr fim à saga do castelo de Drácula

O governo romeno diz que vai devolver o castelo Bran, popularmente conhecido como o Castelo de Drácula, para Dominic von Habsburg, um arquiteto de Nova York e sobrinho do último rei da Romênia, como parte de uma ampla iniciativa para resolver a antiga pol

Von Habsburg reivindicou o castelo de 900 anos depois que o governo de Bucareste, no ano passado, reforçou os “direitos” dos que perderam propriedades sob o socialismo. Nenhum acordo legal foi concluído, mas os advogados de Von Habsburg dizem que o governo indicou que vai devolver a propriedade este mês. Os descendentes da realeza não são os únicos que serão indenizados por propriedades perdidas durante os mais de 40 anos de socialismo.
O governo do primeiro-ministro Calin Tariceanu também está preparando um fundo que será usado para reembolsar pessoas que perderam propriedades, comerciais e residenciais, que por algum motivo não podem mais ser devolvidas. Muitas propriedades confiscadas foram destruídas ou hoje funcionam como prédios públicos. Sob esse esquema, o governo vai transferir ações de propriedade do Estado em 114 companhias, dívidas soberanas da Romênia e dinheiro. As autoridades estimam o valor do fundo em US$ 4,5 bilhões.
Poder econômico

As partes que fizerem pedidos de indenização com sucesso contra o Estado receberão as ações do fundo, que serão listadas na Bolsa de Bucareste e nas principais da Europa. No entanto, o plano é polêmico. Os receptores serão indenizados com base no valor paritário das ações. Eles não terão proteção contra uma depreciação das mesmas antes de as receberem ou depois que o fundo entrar na Bolsa. Nicolae Ivan, presidente do conselho supervisor do fundo, disse que não espera que as ações caiam abaixo do valor paritário porque foram avaliadas sobre ativos líquidos, o que ele chamou de uma base "muito conservadora".

Além disso, segundo ele, os reclamantes poderão optar por recusar as ações e processar o Estado para obter indenizações maiores. Há outras complicações para os descendentes de alguns dos afortunados da Romênia. Os reclamantes precisam fornecer provas documentais de sua propriedade nas companhias nacionalizadas em junho de 1948, quando o poder econômico deixou de mandar no país, mas muitos registros se perderam ou foram destruídos. Construído como uma fortaleza pelos cavaleiros da Ordem Teutônica em 1212, o castelo Bran fica ao sul da cidade de Brasov, na Transilvânia. No século 15 ele passou ao controle do príncipe Vlad Tepes da Valáquia, também conhecido como Vlad o Impalador, que inspirou o Drácula de Bram Stoker.

 

Com informações do
jornal Financial Times