Com 835 mil votos, Siqueira supera previsão em PE

Segundo colocado na eleição para o Senado, o candidato pela coligação Melhor pra Pernambuco, Luciano Siqueira (PCdoB), mostrou um desempenho nas urnas que superou as previsões de todas as pesquisas de intenção de votos realizadas no período pré-eleitoral.

O candidato comunista recebeu votação expressiva em Olinda, Sanhoró, Camaragibe e Goiana, cidades governadas pelo PCdoB, bem como no Recife, onde é vice-prefeito. Em Olinda, cidade governada pela prefeita Luciana Santos, Siqueira obteve 69.958, correspondente a 36,78% do total de votos válidos apurados no município.


 


Em Sanharó, Siqueira obteve 48,50% dos votos superando a votação do seu principal adversário, o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos. Em Camaragibe, Luciano recebeu 30,52% dos votos válidos e em Goiana 29,66%. No Recife, foram 232.738 votos, correspondente a 32,15% do total de votos.


 


A partir desses dados e em uma primeira análise da “base geográfica” dos votos que obteve, juntamente com os de Jorge Gomes, candidato socialista pela Frente Popular de Pernambuco, que ficou em terceiro lugar com 20,01% dos votos, Siqueira avalia que o desempenho de sua candidatura extrapolou em muito as previsões das pesquisas. “Vamos analisar com calma as variáveis que interferiram para um resultado tão consistente e tão significativo”, destacou.


 


O comunista ressaltou ainda que apesar de ter obtido uma vitória eleitoral e política, com 56,13% dos votos, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), seu principal adversário na disputa, não pode desconhecer os percentuais obtidos por ele e por Jorge Gomes. “Eu não diria que é uma derrota política de Jarbas. Ele venceu política e eleitoralmente, agora isso não diminui a importância política da votação que nós alcançamos”.


 


Siqueira considerou que poderia até ganhar as eleições para Jarbas se fosse o único candidato das oposições. “Nosso resultado não foi uma surpresa. Se a tese de um candidato único tivesse prosperado poderíamos ter endurecido mais essa disputa”.


 


Luciano lamentou que Pernambuco continue com três senadores de oposição a Lula. “Se Lula se reeleger, o PMDB será parte importante da base de sustentação do seu governo, e o senador eleito, Jarbas Vasconcelos, sempre afirmou ser de oposição. É possível que ele mantenha essa posição”.


 


Em Pernambuco, além da reeleição de Renildo Calheiros para o Câmara Federal, com 103.338 votos, os comunistas também comemoraram a eleição de Luciano Moura, ex-secretário de Governo da prefeita Luciana Santos, para a Assembléia Legislativa do Estado, com 29.495 votos, e destacaram a segunda suplência obtida por Nelson Pereira, que recebeu 25.826 votos. A renovação na Assembléia foi de 40,8%.