Lula convoca aliados para reforçar sua campanha no segundo turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, se reúne nesta quarta-feira com os governadores eleitos de partidos aliados para pedir que reforcem a sua campanha no segundo turno. O encontro está marcado para as 9h, no Palácio d

Lula deve contar com o apoio de ao menos nove dos 17 governadores eleitos neste domingo para comandar Estados –Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Amazonas, Tocantins, Acre, Rio de Janeiro e Amapá.


 


O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, deve ter o apoio de outros sete eleitos para governar Estados no país. Os governadores do Espírito Santo e de Mato Grosso devem ficar neutros na disputa presidencial. Lula venceu no Espírito Santo e Alckmin no Mato Grosso.


 


O presidente já conversou com Jaques Wagner (PT), eleito governador da Bahia, e que deve integrar o comando nacional da campanha.


 


O petista negou que irá assumir o lugar de Marco Aurélio Garcia, que teria colocado o cargo de coordenador nacional da campanha de Lula à disposição ontem, abrindo caminho para que Lula indicasse alguém com mais trânsito no meio político.


 


Lula não aceitou a saída de Garcia, mas decidiu ampliar o comando da campanha, incorporando também campeões de votos como Ciro Gomes, eleito deputado federal pelo Ceará com mais de 600 mil votos.


 


“Minha tarefa é coordenar e comandar a campanha no segundo turno. Nessa hora precisamos ter tanto comandantes quanto soldados. Tenho tudo para acreditar que vamos vencer a eleição. Sou contrário a desfazer qualquer estrutura que tenha sido montada. A campanha tem apenas três semanas, não é muito bom mudar”, afirmou Wagner.


 


Além da proximidade que tem como o novo governador da Bahia, o presidente quer aproveitar a presença de Wagner na campanha para estimular os militantes. O ex-ministro foi eleito no primeiro turno, derrotando o PFL baiano que sempre comandou o Estado, contrariando as pesquisas que indicavam vitória do governador Paulo Souto. “Nós representamos a simbologia da derrota dos segmentos mais duros ao presidente Lula”, afirmou Wagner.


 


Entre ontem e hoje, Lula disparou telefonemas até mesmo para adversários. O petista cumprimentou, por telefone, os tucanos José Serra, eleito governador de São Paulo, e Aécio Neves, reeleito governador de Minas Gerais.


 


Na lista de Lula, ainda constam telefonemas para o governador eleito do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), Binho Marques (PT), que se elegeu governador do Acre; além dos petistas Wellington Dias, reeleito governador do Piauí, e Marcelo Déda, que irá comandar Sergipe a partir de 2007. Cid Gomes (PSB), eleito governador do Ceará, também recebeu os cumprimentos do presidente.


 


Votos de Heloisa e Cristovam


 


Na avaliação de Wagner, o presidente Lula deve herdar os votos dos candidatos Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT). “Os eleitores dos dois têm mais proximidade com o projeto de Lula do que com o de Geraldo Alckmin”, afirmou.


 


Com relação a campanha, o governador eleito disse que será um debate do que foi feito na gestão Lula com os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso. “A campanha vai ser feita na comparação dos dois projetos”, disse. Segundo ele, o governo do presidente Lula não será julgado pelo episódio do dossiêgate.


 


Da redação,
com informações das agências