Se prevalecer a lógica, Lula será reeleito, diz cientista político

O cientista político Fabiano Santos, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) disse que “a prevalecer a lógica”, o presidente Lula será reeleito no segundo turno das eleições. O argumento é que o percentual que tirou a chance

“Mas tudo dependerá do noticiário”, disse. Para Santos, apenas o noticiário desfavorável será capaz de retirar os votos já obtidos por Lula no primeiro turno.
 
Sobre a possibilidade de eleição do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que dependeria especialmente da retirada de votos de Lula, ele avalia que “também dependerá do noticiário”. Para Santos, Alckmin se revelou, na campanha de primeiro turno, “um político preparado, mas não um estadista, que revele grandes objetivos”.


 


Para ele, o candidato tucano foi favorecido pelo noticiário negativo a Lula e, ainda, por um sentimento “anti-Lula” que prevaleceu na classe média.


 


O pesquisador acredita que Lula é favorito porque “com os votos que teve no primeiro turno, basta alguns eleitores da Heloísa Helena anularem o voto que ele é reeleito”.



 
Mas ele afirma que “tem uma indefinição sim”. O motivo é que Lula está tendo perda de votos enquanto Alckmin está crescendo. “Os últimos acontecimentos, a dinâmica recente, o noticiário muito desfavorável a Lula, sobretudo na televisão, maximizando alguns eventos, influiu para que tivesse perda de votos”, disse.


 


Para ele, “o fundamental agora é saber se as pessoas que votaram nele no primeiro turno continuarão votando nele no segundo”.


 


Agência Estado