Presidente da Zâmbia é reeleito em clima tranquilo

O presidente Levy Mwanawasa foi declarado formalmente nesta segunda-feira vencedor das eleições de quinta-feira passada na Zâmbia, anunciou a Corte Suprema.

Mwanawasa obteve um total de 1.177.846 votos, contra 840.748 para seu adversário Michael Sata, segundo os números oficiais. “Declaro Levy Patrick Mwanawasa presidente eleito da República da Zâmbia”, disse o presidente da Corte, Ernest Sakala.


 


Após as agitações do final de semana, provocadas sobretudo pela recusa do candidato Michael Sata em aceitar os resultados preliminares apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral da Zâmbia (ECZ), a capital do país, Lusaka, esteve calma. No entanto, a polícia aconselhou que as pessoas evitassem circular depois do por-do-sol.


 


Em entrevista a imprensa local no domingo, o presidente zambiano reeleito chamou atenção dos políticos e partidos para que fosse evitada qualquer violência.


 


Segundo Mwanawasa não se deveria questionar o processo eleitoral antes deste terminar, alegando que existem locais apropriados onde este tipo de questões podem ser analisadas.


 


À semelhança de outros pontos do país, a situação em Lusaka está normal. Os mercados, as principais lojas comerciais, os estabelecimentos de ensino e outras instituições públicas abriram as suas portas. Para a prevenção de eventuais situações anormais, a policia nacional colocou todo o seu dispositivo na rua a fim de garantir a segurança e tranquilidade públicas.