HH não apoiará ninguém; Cristovam diz que opção é do Partido

A senadora Heloísa Helena disse, ainda na noite deste domingo (1o), ao término da apuração, que o PSOL não apoiará nenhum dos dois candidatos no segundo turno das eleições para a Presidência da República. O senador Cristovam Buarque, do PDT, disse que

''Seria uma desmoralização para o PSOL rasgar 12 anos de história de resistência, de confronto político contra o projeto neoliberal representado pelo PSDB e de confronto com a gangue partidária em que se transformou o Governo Lula'', afirmou a candidata derrotada.


 


Ela destacou, no entanto, que os apoiadores de seu partido são homens e mulheres livres, com capacidade para definir em quem votar. A senadora classificou com ''um detalhe'' a possibilidade de partidários do PSOL fazerem a pregação do voto nulo.


 


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, anunciou para a próxima semana a posição do PDT, em reunião da direção do Partido, na qual o senador terá apenas um único voto. ''Claro que vou (me posicionar). Não há nenhum constrangimento'', afirmou. ''O primeiro turno é para escolher aquele que consideramos o melhor. O segundo turno é para escolher o menos mau. A gente vai escolher aquele que traz uma proposta mais próxima da nossa'', afirmou.


 


Com agências