Maria vence apertado para o Senado, em SE

Com uma diferença de menos de 3%, Maria do Carmo (PFL) vence a disputa com Zé Eduardo (PT), ao Senado Federal.

Ao contrário do que quase todos pregavam, a atual Senadora Maria do Carmo Alves (PFL), venceu por pouco a eleição para o Senado Federal. Tida como imbatível pelos assessores mais próximos, o ex-Presidente da Petrobras Zé Eduardo Dutra (PT) quase ganhou a disputa. Maria do Carmo obteve o voto de 468.546 eleitores, enquanto Zé Eduardo ficou com 442.155 votos.



Em sua campanha Maria do Carmo utilizou a mentira e o facismo em seu discurso. A poucos dias da eleição ela junto com o marido, o Governador João Alves (PFL) anunciaram a construção de uma refinária de petróleo em Sergipe, mas a farsa durou pouco. Descobriu-se que os sócios-proprietários são aliados dos pefelistas e que o capital destes empresários não controi nem um posto de gasolina. João e Maria afirmaram que os investimentos desta refinária chegaria a 1,8 bilhões de dolares e que o petróleo a ser refinado viria da África e depois vendido na Europa.



Maria afirmara também que por ser sergipana deveria ganhar o voto do eleitores, diferentemente de Zé Eduardo, que por ser mineiro de nascimento, não merecia esta voto. O termo ''forasteiro'' foi invocado pela campanha pefelista.



Tanto um, quanto outro argumento foram desvelados pela candidatura de Zé Eduardo, que apresentou propostas e ações que foi realizada por ele, quando presidiu a Petrobras (2003-2005) e foi Senador da República entre 1994-2002. Zé Eduardo, que começou a campanha com aproximadamente 20% da intenção dos votos, foi só crescendo e ganhando a simpatia dos sergipanos, mas por pouco não ganhou.



Os demais candidatos, Professor Bosco (PCB), Nilton Vieira Lima (PDT) e Heitor (PSOL), obtiveram juntos 24.834 votos.