A mudança ganhou em Sergipe, Déda Governador

Com a vitíria de Déda, espera que um novo capítulo na história de Sergipe seja inaugurado.

As eleições de ontem ocorreram num clima tenso e esperançoso para os sergipanos. Desde a sua existência enquanto provincia, Sergipe nunca teve um governador oriundo dos sentimentos da população mais carente. A primeira tentativa foi a 100 anos atrás, quando Fausto Cardoso iniciou um levante contra as oligarquias locais. Depois, com Seixas Dória em 1962, mas a ditadura militar não permitiu o fim de seu governo. Em 1994, o hoje deputado federal Jackson Barreto (PTB) foi ao segundo turno, pórem as oligarquias se uniram e ganharam aquele pleito.



No entanto ontem foi diferente. Favorito desde o início da campanha, o ex-Prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), aconrado numa administração municipal que aliou a eficiência administrativa com a realização de obras sociais, a partir de um amplo leque de forças políticas – PT, PCdoB, PSB, PL, PTB e agora o PMDB, confirmou o favoritismo e ganhou a eleição para o governo estadual com 524.826 votos, equivalente a 52,46% dos tovos válidos.



O seu principal oponente, o atual governador do Estado, o pefelista João Alves Filho, que governa o estado pela terceira vez e tentava a reeleição obteve 450.405 votos, ou 45,02% dos votos válidos. João fez uma campanha baseada na mentira e no terrorismo. Tinha como uma de suas principais bandeiras o tema da Transposição do Rio São Francisco, que segundo ele, caso ocorra Sergipe não terá mais água. Os servidores púbilcos do estado recebiam ameaças direta de seus ''chefes diretos'', que os obrigavam a fazer campanha para João.



Resultado deste clima proposto pela campanha pefelista, é que Sergipe recebeu ontem o reforço de tropas federais para garantir a segurança do pleito e em Aracaju, capital do estado, variás foram as apreensões de ''malas de dinheiro'', promovidas pela Polícia Federal.



Os outros candidatos foram a do ex-radical do PT'' e neotrabalhista João Fontes (PDT), que fez uma campanha radicalizada contra Déda, teve somente 2,12% dos votos válidos. Prof. Celestino (PCB), Adelson Alves (PSDC) somaram juntos 0,36% dos votos válidos. O candidato Toeta (PSTU-PSOL) não teve seus votos registrados por ter tido sua candidatura rejeitada pelo TSE, motivado pelo não cumprimento da legislação eleitoral.



Durante o dia de ontem, salvo alguns incidentes na capital e no interior, o clima era de festa. Após as 17h, com o fim da votação, Aracaju foi tomada de vermelho a espera do resutlado oficial. Às 22:30h, qunado o TRE-SE divulgou oficialmente o vencedor deste pleito, a festa já era enorme. Simpatizantes e militantes da campanha de Déda já concentrados a frente do Comitê Central da Campanha, cantavam felizes está vitória a espera do mais novo Governador do estado. A festa terminou nesta madrugada, mas o sabor de vitória ainda vai perdurar até que ela se complete com a posse definitiva em 1° de janeiro.


 


Com a vitória de Déda, espera-se que um novo ciclo comece em Sergipe e que os avanços socias que Aracaju já conhece desde 2000, possa ser expandido para todo o estado.



Ontem compareceram 1.111.558 eleitores, nas 4.016 urnas espelhadas pelas 75 cidades do estado, equivalente a 85,52% do eleitorado apto a votar.