PFL passa de 16 para 18 senadores e pode comandar a Casa

O Senado, que já era uma casa mais conservadora, reforçou esta tendência. O centro, representado pelo PMDB, perdeu quatro cadeiras, enquanto, à direita, PFL e PSDB ganharam quatro. O PFL perdeu as cadeiras da Bahia e de Pernambuco, mas ganhou as de Minas

Conforme a tradição do Congresso Nacional, isso em tese credencia o PFL para eleger o próximo presidente do Senado. E há quem ameace lançar para o cargo o senador  Antonio Carllos Magalhães (BA), embora este esteja enfraquecido pela dupla derrota na Bahia, para governador e senador. Uma alternativa, porém, seria a formação de um bloco, unindo por exemplo o PMDB e o PT, para garantir a maior bancada e portanto a prerrogativa da presidência da Casa.


 


As outras bancadas



O PSDB passou de 15 para 16 senadores. Já o PMDB, que tinha a maior bancada, de 20 senadores, recuou para 15 e tornou-se a terceira bancada. O PT avançou uma cadeira, passando de 11 para 14 senadores.



O PDT passou de quatro para 5. O PTB manteve suas quatro cadeiras. O PL, assim como o PSB, mantiveram três. O PRB manteve dois senadores. E o PCdoB passou de uma cadeira para duas.



Três partidos passaram a ter representação no Senado, com um representante cada um: PP, PPS e PRTB — este ao eleger o ex-presidente cassado Fernando Collor de Mallo, em Alagoas.