Sem categoria

Revista norte-americana revela plano de Bush para atacar Irã

Os Estados Unidos intensificaram suas atividades clandestinas dentro do Irã como preparação para um possível ataque aéreo ao país, informou o jornalista Seymour M. Hersh em artigo no site da revista norte-americana New Yorker.

Washington e Teerã também decidiram em março realizar conversações – ainda não iniciadas – sobre a crise no Iraque. Segundo Hersh, militares e funcionários do serviço de inteligência, tanto da ativa como reformados, disseram que grupos de planejamento da Força Aérea e equipes de combate entraram no Irã clandestinamente para recolher informações e estabelecer contato com grupos étnicos minoritários.

 

Essas “fontes” afirmaram, de acordo com Hersh, que o presidente George W. Bush está determinado a negar ao governo iraniano a possibilidade de iniciar um programa piloto de enriquecimento de urânio, que deve começar neste semestre. Por enquanto, o Irã desenvolve pesquisas para enriquecer o urânio para uso em usinas nucleares. A reportagem assinala que uma das opções estudadas seria o uso de uma arma nuclear tipo arrasa bunker contra estruturas nucleares iranianas subterrâneas, como a usina de Natanz, onde se desenvolvem pesquisas com urânio.

 

Com agências