Sem categoria

Campanha Salarial 2006: Metalúrgicos de Caxias do Sul querem 10% de reajuste

Os metalúrgicos de Caxias do Sul e região aprovaram, em Assembléia Geral neste sábado, a pauta de reivindicações e apontaram o índice de 10% para o reajuste dos salários. Os trabalhadores também querem discutir taxas ban

O presidente do sindicato, Assis Melo, destacou que para se ter êxito no dissídio é fundamental a participação e mobilização da categoria. "Temos que criar uma nova visão para a campanha salarial. Não podemos querer apenas a reposição da inflação, precisamos buscar aumento real de salário. Mas para isso é necessário a participação efetiva das trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos". Nos últimos dissídios o sindicato tem conquistado aumento real (acima da inflação), porém neste ano o objetivo é garantir um aumento real maior, mais significativo. "Queremos um aumento que valorize melhor o trabalhador e que  possa contribuir para para melhorar sua qualidade de vida, com mais educação, mais saúde, mais cultura e lazer. a economia da região também ganha com isso, afinal são mais de 30 mil trabalhadores que compõem a base do sindicato" completou Assis.

Participação

Nos últimos anos, a participação e mobilização dos trabalhadores nas assembléias e nas atividades de campanha salarial foi fundamental para se obter as conquistas. No ano passado o destaque foi as assembléias nas portas de fábrica e as "jornadas na madrugada" nas quais o sindicato realizava atos de campanha nas trocas de turno das empresas.

Desenvolvimento para o país

Além das questões pontuais do dissídio, o sindicato considera importante o debate e a luta pelo desenvolvimento do país, a geração de empregos com valorização do trabalho e distribuição de renda. "Isso porque a luta dos trabalhadores metalúrgicos é a mesma luta de todos os trabalhadores brasileiros" disse Assis.

Na assembléia também foram escolhidos os representantes dos trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul e região nos congressos estadual e nacional da CUT.

De Porto Alegre
Clomar Porto
e Márcia Carvalho em Caxias do Sul