Sem categoria

Lukashenko toma posse em Belarus e promete Estado para o povo

O vírus da “revolução”, assoprado de fora principalmente pelos Estados Unidos, encontrou em Belarus uma barreira intransponível, afirmou hoje no discurso de posse para seu terceiro mandato consecutivo o presidente bielo-russo, Alexander Lukashenko. O pres

Quanto à política que seguirá neste mandato, o presidente bielo-russo adiantou que "o lema do novo qüinqüênio será um Estado para o povo". O presidente disse que o diferencial de Belarus é a "potente política social" e prometeu aumentar as aposentadorias e salários e tornar mais confortável a vida nas regiões rurais. Com a mão sobre um exemplar especial da Constituição, Lukashenko jurou respeitar os direitos humanos e o texto constituinte. "Ao assumir o cargo de presidente de Belarus, juro solenemente servir com fidelidade o povo da República de Belarus, respeitar e defender os direitos e liberdades humanos e cidadãos, cumprir e preservar a Constituição", afirmou.  Antes da posse, a presidente da Comissão Eleitoral fez um discurso em que afirmou que Lukashenko foi eleito "pela vontade do povo, expressa em eleições livres, honestas e democráticas".

A cerimônia solene aconteceu no Palácio da República, situado na praça de Outubro. "Querem humilhar Belarus, transformá-la em um local de comoções. Liderando essa cruzada estão nossos vizinhos, os novos membros da União Européia", disse. A ingerência do Ocidente, disse Lukashenko, ameaça "afundar o povo na miséria e privar o Estado de sua soberania", por isso "o aperfeiçoamento e desenvolvimento das Forças Armadas continuará sendo prioritário para a política nacional". "A esmagadora maioria do povo bielo-russo expressou nas eleições sua posição cívica e ninguém tem direito de colocar em dúvida sua opção", defendeu Lukashenko. "Mostramos que o povo bielo-russo não pode ser manipulado, que somos uma nação independente e orgulhosa", afirmou Lukashenko.

Com agências