Venezuela busca na África apoio para vaga no CS da ONU

O governo da Venezuela pediu oficialmente nesta quinta-feira (28/9), por meio de seu ministro de Relações Exteriores, Nicolás Maduro, o apoio das nações africanas para conseguir a almejada vaga como membro não-permanente no Conselho de Segurança da Organi

Maduro lembrou que a Venezuela irá defender o interesse dos países do Terceiro Mundo caso consiga a vaga. Ele lembrou também dos laços existentes entre os países do Sul e o continente africano.



“A ONU precisa fazer muito mais pela África. O continente não pode continuar obrigado a gastar mais com sua dívida externa do que com saúde e educação”, afirmou o ministro, que também defendeu a democratização de todas as instituições internacionais.



Maduro reconheceu que a ONU, nos últimos anos, tem enviado mais recursos para a África, mas disse que isso ainda é muito pouco, tamanhas as carências de sua população. “A ênfase que se dá ainda recai sobre a reação diante dos conflitos existentes, e não em sua prevenção”, criticou.



Fator EUA
A aproximação da Venezuela em relação aos países africanos acontece depois que o governo dos Estados Unidos passou a agir nos bastidores, ao longo das últimas semanas,  para evitar que o presidente Hugo Chávez ocupe um lugar no Conselho de Segurança da ONU. 



Para impedir que a Venezuela assuma a cadeira, os EUA estão apoiando a Guatemala para a vaga, que será válida pelo biênio 2007-2008. A votação para decidir quem será o vencedor nessa disputa está marcada para o dia 17 de outubro.