Pesquisas contraditórias

Novas pesquisas eleitorais com disparidade de resultados – numa, vence Siqueira, em outras duas, vence o atual governador… São o destaque do noticiário de hoje. O vice-presidente do PCdoB/TO, Luiz Carlos Orro, teve sua candidatura impugnada por problema

Jornal do Tocantins


Governador: Marcelo (PMDB), 49,9%; Siqueira (PSDB), 41,3%; Quintanilha (PCdoB), 1,4%; Elísio (PSOL), 0,5%: Capitão Azevedo (PSDC), 0,1%; indecisos, 5,5%; 1,3% nulo/branco. É a primeira vez que a diferença entre os dois primeiros colocados varia acima da margem de erro, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro. Em relação à pesquisa anterior, Marcelo cresceu 3,4 pontos percentuais, Siqueira caiu 1,9 ponto; Quintanilha tinha 0,9%, Elísio e Capitão Azevedo tinham 0,2% cada. Houve queda no número de indecisos e no índice daqueles que pretendem anular ou votar em branco. Espontânea Marcelo tem 48,2% (na anterior, 43,4%); Siqueira, 38,7% (na anterior, 40%); Quintanilha 1,3% (0,7%); Elísio, 0,2% (0,1%) e Capitão Azevedo, 0,1% (0,2%).


Rejeição Siqueira subiu de 18% na rodada anterior para 25,4% agora; Marcelo subiu de 13% para 15,8%; Quintanilha, de 10,7% para 11%; Capitão Azevedo, de 8,9% para 10,3%; Elísio, de 6,5% para 6,7%.


 


Senado Kátia Abreu (PFL), 49,4%; Eduardo Siqueira Campos (PSDB), 35,4%; Célio Moura (PT), 4,1%; Weder Santos (PSDC), 0,8%; Cláudio Dallabrida (PSOL), 0,2%; indecisos, 7,2%; nulo/branco, 2,9%. Levando-se em conta o levantamento anterior, Kátia Abreu subiu 2,3 pontos percentuais; Siqueira Campos caiu 3 pontos; Célio Moura subuiu 1,1 ponto, o mesmo ocorrendo com Weder Santos e Cláudio Dallabrida. Houve queda também no índice de indecisos – na anterior eram 9,3% – e ligeiro aumento no índice de voto nulo ou em branco – na anterior eram 2%.


 


Lula mantém liderança, com 65,3% das intenções de voto; Geraldo Alckmin (PSDB), 25,5%. Em relação à consulta anterior, Lula oscilou positivamente (tinha 62,9%), o mesmo ocorrendo com Alckmin (tinha 24,7%). Heloísa Helena (PSOL) com 3,8% (tinha 3,4%); Cristovan Buarque (PDT), com o mesmo índice do levantamento anterior (0,4%), a exemplo de José Maria Eymael (PSDC), 0,1%. Luciano Bivar (PSL) e Ana Maria Rangel (PRP) não pontuaram nesta pesquisa, nem na anterior. Entre a pesquisa anterior e esta, caiu o número de indecisos (de 6,8% para 3,9%) e o número de votos nulo ou em branco (de 1,5% para 0,9%).


 


Metodologia Amostra: 1.000 eleitores. Intervalo de confiança: 95% (erro a: 0,05). Margem de erro: Máxima de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. Regiões onde foram feitas as entrevistas: Capital: Palmas. Bico do Papagaio: Araguatins, Ananás, Augustinópolis, Axixá, Itaguatins, Sítio Novo e Tocantinópolis. Araguaína: Araguaína, Colinas do Tocantins, Xambioá, Wanderlândia,Nova Olinda e Arapoema. Miracema: Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte, Colméia e Goianorte. Paraíso: Paraíso do Tocantins, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Pium. Porto Nacional e Jalapão: Porto Nacional, Aparecida do Rio Negro, Pedro Afonso, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo e Silvanópolis. Gurupi: Gurupi, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Aliança do Tocantins e Alvorada do Tocantins. Dianópolis: Taguatinga, Dianópolis, Arraias, Almas, Natividade e Ponte Alta do Bom Jesus. Responsabilidade Técnica – Serpes – Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.


 


Agenda dos candidatos Mirandafaz carreata em Xambioá, Araguanã e Goiatins e participa do debate promovido pela TV Anhanguera. Siqueira grava programas eleitorais e, à tarde, faz reuniões políticas e despachos de campanha. Quintanilha  grava programa eleitoral  se prepara para o debate da TV. Elísio se reúne com esportistas e participa do debate. Azevedo participa do debate.


 


Atitude anunciada No início da campanha eleitoral, dirigentes do PT criticavam esta Coluna porque dizia que a participação do prefeito Raul Filho (PT) na campanha de Leomar Quintanilha (PCdoB) seria tímida. A menos de uma semana da eleição, Raul pouco apareceu pedindo voto para Leomar, como previa esta Coluna e diferentemente do que diziam dirigentes petistas. A neutralidade de Raul Filho nesta eleição é totalmente compreensível. Raul era um dos prefeitos petistas que mais defendiam a candidatura de Marcelo Miranda antes das convenções. Além disso, ele tem ainda dois anos pela frente para administrar Palmas, por isso é importante manter uma boa relação com Marcelo Miranda, pois se ele vencer a eleição…


 


Desafios para a economia As principais entidades do Tocantins apontam como um dos alertas mais importantes para o futuro governante do Estado a melhoria da mão-de-obra, a ampliação de crédito e a redução dos juros para os empresários e a garantia de incentivos à agricultura, com o apoio do Governo do Estado na negociação de projetos agrícolas com a União.


 


Justiça suspende decisão do TCE O Tribunal de Justiça do Estado suspendeu a decisão do Tribunal de Contas do Estado em imputar o pagamento de R$ 2,1 milhões ao governador, ao secretário de Infra-Estrutura, Brito Miranda, e ao presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado, Ataíde de Oliveira. Também foram suspensos a aplicação de multa de R$ 5 mil a cada um dos três citados e o pedido de inabilitação do Governador, de Brito Miranda e de Ataíde de Oliveira, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na administração estadual, pelo período de oito anos. O TCE tem dez dias para recorrer da decisão. De acordo com o TJ, o TCE não é competente para decretar a inelegibilidade de pessoas, o que invade a competência a qual não lhe foi atribuída pelas constituições federal e estadual.


 


TV Anhanguera recorre ao TRE A Organização Jaime Câmara entrou no Tribunal Regional Eleitoral com o pedido de improcedência da ação promovida pela coligação União do Tocantins contra a TV Anhanguera (TV Rio Formoso) do Estado. Na ação, a União do Tocantins alega que a emissora teria deixado de veicular propagandas partidárias da coligação entre os dia 10 e 20 deste mês. Por conta disso, a União do Tocantins solicita à Justiça Eleitoral que suspenda a programação da TV. O TRE chegou a atender em parte a liminar, determinando que a emissora fosse notificada e que observasse rigorosamente o plano de mídia, “proporcionando às representadas as inserções que lhes tocam por direito sob as advertências do artigo 347 do Código Eleitoral, sem prejuízo das demais sanções pertinentes”.


 


Entidades avaliam deputados Os parlamentares do Tocantins não representam os movimentos sociais populares e a estratégia de diálogo que adotam dá prioridade ao individual, em detrimento do coletivo. As conclusões estão na terceira edição do Observatório da Cidadania, uma ação do Fórum das Organizações Não-Governamentais da Amazônia Oriental (Faor). A avaliação parlamentar, de responsabilidade do Fórum de Lutas Por Terra, Trabalho e Cidadania do Tocantins, foi divulgada ontem, pelo coordenador da Faor e da ONG Alternativa para a Pequena Agricultura do Estado do Tocantins (APA-TO), Paulo Rogério Gonçalves.


 


Mototaxistas bloqueiam BR-153 Cerca de 2 mil mototaxistas realizaram uma manifestação na BR-153, ontem, durante quatro horas, a cerca de 15 quilômetros de Guaraí, interrompendo o tráfego da rodovia, no trevo que dá acesso ao município de Pedro Afonso. Os mototaxistas reivindicam que o Congresso Nacional aprove o projeto que regulamenta o serviço, o qual está parado no Legislativo há mais de dois anos. A manifestação contou com profissionais de nove cidades tocantinenses (Paraíso, Palmas, Miracema, Guaraí, Gurupi, Miranorte, Colinas, Colméia, e Araguaína), além de duas cidades paraenses, Rio Maria e Redenção. A paralisação ocorreu em sete estados do País e os manifestantes ainda promotem mais ações, até que o seu pedido seja acatado pelo Governo Federal.


 


Bancários não aderem à greve Os bancários do Tocantins decidiram não integrar o movimento de paralisação programado nacionalmente para hoje. Segundo o presidente do Sindicato, Crispim Batista, há um indicativo patronal de negociação e, diante disso, a categoria decidiu aguardar até amanhã. “Possivelmente no dia 28 (quinta-feira) teremos uma nova assembléia, então, para definir realmente sobre a paralisação”, antecipou o sindicalista. A classe reivindica reajuste salarial de 16,67%, melhores condições de trabalho, a não contratação de pessoal terceirizado (a favor da realização de concursos públicos) e também a melhoria da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).


 


Saúde e violência na 3ª idade Está acontecendo na Capital, até sexta-feira, a Semana do Idoso, cujo dia nacional é comemorado amanhã. Ontem, no 2º Encontro Municipal Sobre Direitos e Inclusão Social do Idoso, foram discutidos assuntos como a saúde do idoso, o estatuto, além de problemas mais sérios como a questão da violência. Na programação de hoje estão marcadas atividades nas unidades e em policlínicas da rede municipal de saúde da Capital.


 


Direitos da mulher Para atender as determinações da Lei 11.340/06, também chamada de Lei Maria da Penha, que passou a vigorar no último dia 22 de agosto, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Dalva Magalhães, assinou portaria que designa a 4ª Vara Criminal de Palmas para receber, processar e julgar os processos decorrentes dos crimes contra a mulher.


 


Indústria processará 300 kg/açúcar por dia Com previsão de aumentar o faturamento em 50% nos próximos meses, foi inaugurada no último domingo, na Fazenda Floresta, Assentamento São João I, Palmas, a agroindústria Ouro Verde. A área plantada era de apenas quatro hectares, mas foi ampliada para 16. Em cada hectare podem ser produzidos quatro mil quilos de produtos derivados da cana-de-açúcar.


 


Balanço da 9ª edição da Fenesul Segundo a Associação Comercial e Industrial de Gurupi, na Feira de Negócios e Agronegócios da Região Sul do Tocantins, realizada entre os dias 13 e 17, passaram cerca de 30 mil pessoas, que nesta edição deverá movimentar entre R$ 2 e R$ 3 milhões durante os três meses após o evento.



clebertoledo.com.br


Para Ímpar, Siqueira na frente, mas vantagem é menor O instituto Ímpar/Primeira Página divulgou seus números. Na consulta estimulada, Siqueira, 48,2% (tinha 49,3% na pesquisa anterior); Marcelo, 42,1% (39,2%); Quintanilha, 2,6% (1,6%); Elísio, 0,8% (0,4%) e Capitão Azevedo, 0,3% (mesmo índice da pesquisa anterior). Os indecisos somam 5% (eram 7,6%) e os votos branco/nulos, 1% (eram 1,8%). A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23, ouvindo 1.305 eleitores de 55 cidades, distribuídas em dez regiões do Estado.


 


Ímpar mostra empate técnico para o Senado Eduardo tem 44,5%, contra 43,2% para Kátia. Célio Moura tem 4,7%; Cláudio Dallabrida, 0,3% e Weder Santos, 0,1%. Os indecisos somam 6,1% e votos branco/nulos, 1,1%.


 


Pesquisa Brasmarket/O Girassol/Rede Tocantins de Rádio Marcelo com 50,8%; Siqueira, 39,4%; Quintanilha ,1,5%. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de setembro. O jornal não divulgou a margem de erro do levantamento e nem o número de entrevistados. A pesquisa foi realizada em 72 municípios do Estado. Senado Kátia com 50,9%; Eduardo, 33,2


 


UT teme compra de votos O secretário-geral do PSDB do Tocantins, Rogério Ramos, está preocupado com a possível compra de votos, especialmente no dia da eleição. Segundo ele, práticas lesivas à democracia “já vêm ocorrendo por parte dos candidatos governistas” e “tudo leva a crer que isto pode ser intensificado com a proximidade do pleito”.


 


Em Colinas, Leomar elogia Santana “Num discurso comovente”, Quintanilha exaltou Seu Juca Carroceiro, pai de José e Amália Santana, pelos “dois filhos guerreiros que deu a Colinas do Tocantins, que orgulham todo o nosso Estado”. O discurso foi proferido no bairro Santa Rosa, em Colinas, dia 23. Leomar e o deputado estadual e o candidato a federal, José Santana (PT), fizeram campanha juntos. Santana criticou a prefeita Maria Helena (PL) que não iniciou as obras do mercado municipal. Santana destinou R$ 300 mil para a obra, por meio das emendas individuais ao Orçamento. “Corre-se o risco de perder as verbas, porque as chuvas vão começar”, disse o candidato. Santana se elegeu prefeito duas vezes em Colinas. Na segunda, ele deixou o cargo para assumir cadeira na Assémbleia Legislativa.


 


Mota diz que adversários copiam propostas de Leomar O candidato a primeiro suplente de senador, Osvaldo Mota (PCdoB), disse que Siqueira e Marcelo  estão copiando as propostas de Quintanilha. Ele citou as promessas de energia mais barata no Estado, a construção da Casa do Viajante, tarifa mais barata de água e a construção de mais restaurantes comunitários, bem como a ampliação dos serviços dos estabelecimentos já existentes. “Se a gente não ganhar a eleição, pelo menos já estaremos satisfeitos, pois as idéias de Leomar, que são as melhores, vêm sendo prometidas”, ironizou Mota. O candidato questionou se Siqueira e Marcelo possuem condições de aplicar essas iniciativas. “Juntos eles já estiveram 14 anos e nunca se preocuparam com o ser humano. O ex-governador teve dez anos e nunca fez nada, será que é agora que ele vai fazer?”, indagou Mota. Ele afirmou que os anúncios de Siqueira e Marcelo que prometem criar de 300 mil a 400 mil empregos apenas com a implantação de uma política voltada para o biodiesel é “um desrespeito à inteligência do povo”. O candidato lembrou que o Tocantins tem 1,3 milhão de habitantes e, assim, seria impossível criar esse número de vagas, que correspondem a quase um terço da população total do Estado. “Eles nunca criaram um emprego e agora estão prometendo isso”, frisou Mota.


 


Célio chama Kátia de “cobra que vai morder Lula” A coligação Mudança pra Valer (PT-PCdoB) reuniu a comunidade de Guaraí dia 22. O candidato a senador, Célio Moura (PT), criticou os seus dois principais adversários – o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e a deputada federal Kátia Abreu (PFL) – por serem de partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Célio chegou a chamar Kátia de “cobra”.


 


DCE do Ceulp/Ulbra cobra ressarcimento dos deputados O Diretório Central dos Estudantes do Ceulp/Ulbra promove nesta terça feira manifesto na Assembléia Legislativa. O grupo vai reprovar em público o atual comportamento do poder Legislativo do Estado, que gratificou os deputados pelas sessões extraordinárias realizadas após as ordinárias que acontecem apenas uma vez a cada semana desde agosto deste ano.



O Estado de S. Paulo


OUTROS ESTADOS Se as eleições fossem hoje, o segundo turno seria certo em pelo menos quatro Estados, segundo o Ibope: Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte e Tocantins. A surpresa das pesquisas do fim de semana foi no Tocantins, onde o governador Marcelo Miranda (PMDB), que estava em segundo lugar, passou à frente do candidato do PSDB, Siqueira Campos. Miranda tem agora 49% das intenções de voto (tinha 41%), ante 40% do tucano Siqueira Campos (tinha 45%).