A pesquisa mais recente

Por problemas operacionais, não foi possível na última seta colocar no Vermelho os resultados da mais recente pesquisa eleitoral realizada no Tocantins. Ela é reproduzida hoje, com a resenha feita por Carlos Pompe do noticiário de 24 e 25 de setembro.<

Pesquisa


 


Ibope: Marcelo (PMDB), 49%; Siqueira (PSDB), 40%; Leomar (PCdoB), 2%; Elísio (PSOL), 1%, Azevedo (PSDC), 0%; indecisos, 6%; nulos/brancos, 2% O levantamento estimulado entrevistou 812 eleitores em 43 municípios tocantinenses, de 17 a19 de setembro, e tem intervalo de confiança estimado em 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo colocado na pesquisa divulgada no último dia 24, Marcelo Miranda cresceu oito pontos; Siqueira Campos, que liderava na consulta anterior, caiu cinco pontos. Quintanilha manteve o mesmo índice; Elísio subiu 1ponto e o Capitão Azevedo não sofreu alteração. Os índices daqueles que votariam em branco ou nulo dos indecisos oscilaram para baixo. Espontânea Houve inversão de posições entre os dois primeiros colocados também na consulta espontânea, na qual os entrevistados não têm acesso aos nomes dos candidatos. Marcelo, 44%; Siqueira, 38%; Quintanilha, 1%; Elísio e Capitão Azevedo, 0%; nulo/branco, 1%; indecisos, 15%. Rejeição Capitão, 30%; Siqueira, 29%; Quintanilha, 27%; Elísio, 25%; Marcelo, 21%. Nesta consulta, 5% disseram que poderiam votar em todos os candidatos, ao passo que 12% se mostraram indecisos.



Senado: Kátia (PFL) 50%; Eduardo (PSDB), 35%; Célio (PT), 4%; Dallabrida (PSOL), 1%; Weder (PSDC), 1% O número daqueles que pretendem votar nulo ou em branco é de 2%, ao passo que 7% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. A pefelista cresceu 11 pontos.


Lula mantém liderança no TO com 63% das intenções de voto; Geraldo Alckmin (PSDB), 23%; Heloísa Helena (PSOL), 3%; Ana Maria Rangel (PRP) e Rui Costa Pimenta (PCO), ambos com 2%, e Cristovam Buarque (PDT), 1%. Luciano Bivar (PSL) não pontuou e José Maria Eymael (PSDC) não foi citado.


 


Jornal do Tocantins


 


Vices opinam O carro-chefe da campanha de Paulo Sidnei (PPS, vice de Marcelo) é a geração de emprego e renda e a saúde pública. “Para desenvolvermos a economia é preciso atrair as indústrias e, por conseqüência, a geração de emprego e renda aconteça. Mas o desenvolvimento econômico tem que ser para todos”, destacou. O de Siqueira, Ronaldo Dimas (PSDB) vai priorizar ações empresariais. Propõe que as empresas que faturam até R$ 240 mil sejam isentas do ICMS. Zaira Miranda (PT, vice de Leomar) pretende promover a harmonia do Governo: “Homens e mulheres devem estar ao lado um do outro para mais Justiça e igualdade social. Foi a primeira vez que uma mulher foi escolhida para o cargo de vice-governadora no Estado do Tocantins”, conta. O candidato a vice-governador pelo PSOL, Silvalino, quer o combate ao analfabetismo no Estado. A candidata a vice-governadora pelo PSDC, Ângela Maria Barbosa Araújo, tem como principal objetivo o atendimento dos profissionais de saúde.


 


Cargos em disputa Além de votar para presidente, os tocantinenses vão eleger 24 deputados estaduais, oito deputados federais, um senador e um governador.


 


Quintanilha O senador Leomar Quintanilha (PCdoB) sai pela tangente, mas não desmente quando questionado se o seu real projeto mira mesmo é 2010. A atual campanha, que continua estacionada e morna, é uma espécie de estágio para daqui há quatro anos – talvez com um discurso realmente alternativo.


 


 


Ministério Público x TRE O Ministério Público Eleitoral irá solicitar à corregedoria-geral do Tribunal Regional Eleitoral uma justificativa pela demora no andamento dos processos, principalmente os que se referem a reclamações ou representações de coligações em função de propaganda eleitoral. De acordo com o procurador eleitoral Álvaro Manzano, “é um fato grave e dificilmente todos os processos serão julgados a tempo, visto que faltam apenas dois dias de horário eleitoral gratuito”, no caso dos candidatos majoritários.


 


Arrombamento Desconhecidos arrombaram ontem dois portões que dão acesso ao galpão do TRE, local onde funcionará o almoxarifado do órgão e onde estão depositadas urnas eletrônicas antigas, na quadra 401 Sul, avenida Teothônio Segurado. Apesar do susto de alguns funcionários, nada foi levado. Segundo o secretário de Informática do TRE, Francisco Martins, as urnas que estão guardadas no galpão não têm mais serventia e, em função disso, não houve risco de fraude, “até mesmo porque nenhuma delas foi levada”. Além das máquinas, no local ficam guardados móveis usados, ares-condicionados velhos e outros equipamentos para conserto. A Polícia Federal pedirá à Justiça a abertura de inquérito para apurar o caso.


 


Protesto de mototaxistas Cerca de dois mil mototaxistas do Estado realizam hoje manifestação na BR-153 em resposta à decisão do STF em agosto passado, que declarou por unanimidade, a insconstitucionalidade de leis estaduais do Pará e Minas Gerais que dispõem sobre a utilização de motocicletas para o transporte remunerado de passageiros, os mototáxis. O manifesto acontecerá das 7 às 11 horas e interditará a rodovia no cruzamento de acesso à cidade de Pedro Afonso, na região Nordeste do Estado. A categoria reivindica a aprovação de um projeto de lei engavetado na Câmara dos Deputados que trata sobre a regulamentação do serviço de mototáxi e motoboy.


 


Mortes no trânsito Dados do Instituto Médico Legal de Palmas (IML) mostram que o número de óbitos causados por acidentes de trânsito praticamente dobrou na Capital nos últimos três anos. Enquanto em 2004 foram registradas 45 mortes em decorrência da violência no trânsito, em 2005 foram 44 e este ano, até o mês de agosto, o índice já é de 82 óbitos, resultando em cerca de 2,9 mortes por dia em 2006. Os números se referem tanto às mortes no local do acidente quanto as que ocorreram a caminho ou mesmo nos hospitais. Do total de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Geral por mês, em média mais de 70% é para vítimas de acidentes de trânsito. Os índices calculados pela Polícia Militar do Tocantins apresentam um aumento de 25% no número de acidentes em Palmas, comparando o período de janeiro a agosto de 2005, aos mesmos meses deste ano. Enquanto em 2005 foram 1.725 acidentes, em 2006 o índice é 2.305.


 


Leite de cabra vai abastecer a Capital A produção da usina de leite de cabra da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Cabra de Palmas (Ascabras) deverá ser absorvida na própria região e, principalmente, pelo Município, que deverá usar os produtos (leite e derivados) para integrar a merenda escolar de escolas na Capital. A planta tem capacidade para processar 2,5 mil litros por dia.


 


Indústria de rapadura Uma indústria para processamento de cana visando a produção de rapadura e outros produtos derivados será inaugurada hoje, a partir do meio-dia, na Fazenda Floresta, no assentamento São João I. A indústria vai gerar empregos na zona rural e fornecer melaço de cana para a merenda escolar de escolas na Capital.


 


clebertoledo.com.br


 


Agenda dos candidatos  Leomar Quintanilha (PCdoB) fará caminhada e concentração popular em Lagoa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, Rio da Conceição e Dianópolis. Marcelo Miranda (PMDB) faz carreata em Chapada da Natividade, Santa Rosa, Silvanópolis e Porto Nacional.O candidato do PSOL, professor Elísio Gonçalves, vai a Guaraí e Palmas. O candidato a governador pelo PSDC, Capitão Célio Azevedo não tem agenda definida. Siqueira Campos (PSDB) vai a Aliança, Dueré, Peixe e Gurupi.