Sem categoria

Professores aprovam fim da greve no RS

Os professores estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram na tarde de hoje o fim da greve, que já durava 37 dias. Cerca de 3 mil pessoas participaram da assembléia na Gigantinho, em Porto Alegre. As aulas recomeçam já nesta segunda.

A Secretaria Estadual da Educação irá definir o novo calendário letivo para a reposição das aulas perdidas, em reunião terça com o Cpers, associações de pais e mestres e União Gaúcha dos Estudantes. A secretária de Educação, Nelsi Müller, disse que há possibilidade de aulas no sábado e nas férias de julho e após o Natal, mas que, desde que haja garantia de que os 200 dias letivos serão cumpridos com qualidade, as escolas terão autonomia para definir seus calendários.

Além do reajuste de 8,57%, os professores consideraram como ganhos a negociação com o governo que envolveu questões como promoções, vale-refeição, cancelamento de punições e planos de carreira.

A greve já tinha final previsto para hoje. Ontem, dos 42 núcleos consultados por telefone pela redação de Zero Hora, apenas Santa Maria havia optado pela continuidade da paralisação. Outros cinco tinham decidido acatar o resultado do encontro no Gigantinho, qualquer que seja, e outros dois não haviam informado.

Fonte: CLIC RBS