Lula chama ACM “hamster do Nordeste”, este retruca: “Rato ladrão”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou para a briga o senador Antonio Carlos Magalhães a quem chamou de “hamster do Nordeste”. Ele fez a comparação entre o principal cacique histórico do PFL baiano e o pequeno roedor  durante um comício em Fei

“Tem gente velha na política da Bahia que dava tapa na mesa para ser recebido por presidentes e foi chamado de “leão do Nordeste”. Para mim, ele é um hamster, que faz muita bravata. Só que não tenho medo de cara feia e, para falar comigo, ele tem que virar civilizado, como era o seu filho”, disse Lula referindo-se a Luís Eduardo Magalhães, filho de ACM morto em abril de 98.



Sem mencionar em nenhum momento o nome do senador peefelista, o presidente também chamou para a briga o neto e herdeiro político do clã de ACM, deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto. “Aqui tem um deputadozinho, um baixinho, que gosta de tirar proveito de obras federais”, disse, recordando que ACM Neto chegou a ameaçá-lo com “uma surra”.



A resposta: “Estou mais para gato”



O senador retrucou dando seqüência ao duelo de comparações zoológicas. Disse que o presidente da República é um rato gordo e etílico.”Estou mais para gato caçador de rato ladrão do dinheiro público do que para hamster”, afirmou.



Não conheço hamster. Só ouvi falar. Até porque estou mais acostumado a combater os grandes ratos. E a cada dia fica mais confirmado que Lula é um roedor implacável, incontrolável, para si e para seus familiares”, declarou o senador ao Jornal Correio da Bahia, de sua propriedade. Para ACM, “é mais fácil eu ainda ser um leão do que ele ser um homem sério”. Ele defendeu ainda o seu neto.



A tirada de Lula, que tem escolhido cuidadosamente os seus alvos nesta campanha, parece ligada ao quadro eleitoral baiano. No Ibope de 11 de setembro, o governador Paulo Souto (do PFL, mas rompido com ACM) aparece com 50% das intenções de voto mas com tendência declinante. Já seu adversário, Jacques Wagner (PT) foi de 16% em 14 de agosto para 26% na última pesquisa. O comando da campanha Lula acredita que é possível um segundo entre os dois. Daí provavelmente a provocação.



Com agências