Países europeus planejam reunião com o Irã, sem os EUA

Os negociadores europeus planejam uma reunião com representantes iranianos na próxima semana em Nova York, à qual os Estados Unidos não estariam convidados, paralelamente à sessão inaugural da 61ª Assembléia Geral da ONU.

Os EUA se ofereceram para participar das negociações entre a União Européia (UE) e Teerã caso a República Islâmica coloque fim a suas atividades nucleares, mas rejeitou continuar qualquer contato com o Irã se este país mantiver seu programa atômico.



O Irã, por outro lado, condiciona qualquer concessão nesse aspecto à realização de negociações. A idéia dos diplomatas europeus é que, através dessa reunião, o Irã anuncie a suspensão de seu programa nuclear, considerando que as negociações já começaram.



O alto representante de Política Externa e Segurança da UE, Javier Solana, deve se reunir amanhã na ONU com o principal negociador iraniano, Ali Larijani. Se essas conversas se desenvolverem com sucesso, ficaria definida a reunião com os representantes europeus.



O encontro aconteceria antes de outro, previsto para terça-feira (19/9), entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e outros países, para discutir as sanções que podem ser impostas ao Irã caso suas atividades nucleares continuem.



Emily Lawrimore, porta-voz da Casa Branca, disse neste sábado (16/9) apenas que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, apóia as conversas que Reino Unido, França e Alemanha realizam, em nome da UE, com Teerã.



Bush “espera que as negociações atuais incentivem o governo iraniano a suspender suas atividades de enriquecimento” de urânio.