Sem categoria

Bolívia é a nova sócia da Telesul

Com a assinatura de uma Carta de Intenção ontem (6), o ministro da presidência da Bolívia, Juan Ramón Quintana, e o presidente da Telesul, Andrés Izarra, formalizaram a participação do Estado boliviano como só

O documento definitivo de ingresso do país ao canal será firmado entre os chefes de Estado da Bolívia e Venezuela, Evo Morales e Hugo Chávez, respectivamente, no próximo encontro presidencial previsto para o dia 18 de abril na cidade de Assunção, Paraguai. Na ocasião, os governantes se encontrarão ainda com seus colegas paraguaio, Nicanor Duarte, e uruguaio, Tabaré Vázquez, com o objetivo de trabalhar iniciativas conjuntas em diferentes âmbitos de interesse comum.

Desde o ano passado, funciona na cidade de La Paz uma ativa sucursal da emissora. Agora, com a Bolívia como sócia, o trabalho deve ser repotencializado para que seja possível levar ao público da América Latina e de outros continentes informações pontuais sobre o processo que inclui grandes transformações iniciado com a chegada ao poder de Evo Morales, o primeiro presidente indígena da história boliviana.

Em seu território, que possui mais de um milhão de quilômetros quadrados, a Bolívia abriga uma população de nove milhões, que se classifica como “multi-étnica, trilingue e pluricultural”, e que ainda sofre os efeitos de séculos de opressão do império espanhol, seguidos pela exploração de uma oligarquia que excluiu a maioria indígena de todos direitos e participação.

A integração da Bolívia a Telesul reforça as possibilidades do jovem governo de Evo Morales romper com o bloqueio informativo das transnacionais da informação e se defender das acusações midiáticas internacionais, às quais são submetidas as nações que defendem sua soberania e seus interesses frente ao neoliberalismo transnacional e o imperialismo.

Além disso, permitirá também a integração de políticas, desenvolver programas, conteúdos e promover a assistência técnica e cooperação entre Telesul e a Empresa Nacional de Televisão Boliviana.

Da Redação
Com agências.