Sem categoria

Governo faz plano para possível fechamento da Varig

O governo já trabalha com a possibilidade de a Varig deixar de voar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se articula para a possibilidade e o Itamaraty foi acionado para cuidar de possíveis problemas relativos a viajantes com bilhetes da companhia

"Estamos torcendo para que não aconteça [a falência], porque a Varig é uma marca muito importante para todos nós, mas, se acontecer, posso assegurar que os usuários não ficarão desprotegidos", afirmou Leur Lomanto, um dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo não pretende usar o BNDES para salvar a companhia, que acumula uma dívida de R$ 7 bilhões.

 

De acordo com o jornal, a Anac já se reuniu com presidentes da TAM, Gol, BRA e Ocean Air para que estejam preparadas caso haja necessidade de assumirem linhas da Varig repentinamente. O Departamento Econômico do Itamaraty é responsável pelos acordos com outros governos para que companhias aéreas possam operar vôos internacionais no Brasil.

 

Enquanto isso, o Departamento de Assistência às Comunidades Brasileiras no exterior cuida dos passageiros que venham a ser surpreendidos fora do País com a falta de vôos de volta. Quem deve assumir os vôos para o Reino Unido, Itália e Alemanha é a Star Alliance, grupo de aéreas do qual a Varug faz parte. No caso de vôos pela América do Sul, falta apenas assinar acordo com a Venezuela. Funcionários da Varig fazem manifestação às 16 horas no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a grave situação financeira da companhia aérea.

 

Com informações do
jornal Folha de S. Paulo