Petrobrás buscará óleo no mar da Argentina

A Petrobras assinou nesta quarta-feira (13), em Buenos Aires, um acordo com a Repsol YPF e a Energia Argentina (Enarsa) para formar um consórcio que vai explorar dois blocos offshore no mar argentino. O acordo prevê um investimento de US$ 50 milhões ao lo

“Vamos usar tecnologias de ponta, porque temos de explorar em águas muito profundas, a até 1.500 metros. Estamos otimistas em encontrar uma estrutura petrolífera de grande porte”, disse Exequiel Espinosa, presidente das Enarsa, em entrevista coletiva.



Especialista em “offshore'



A operação ficará por conta da Petrobras, que tem 85% de suas reservas no mundo em explorações “offshore” (na plataforma submarina), um dado que Espinosa destacou como “fundamental” para a implementação do projeto. Petrobras e Repsol YPF vão dividir a responsabilidade pelo financiamento.



Em janeiro, a Petrobras já havia assinado outros acordos de prospecção, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos em áreas de grande potencial da plataforma continental argentina, no golfo San Jorge, Colorado Marina e Austral. A empresa se associou com Enarsa, Repsol YPF e Petrouruguay.



“Este é um desafio muito saudável para o ´offshore´ argentino e nos faz lembrar que há 25 anos começamos a explorar as costas do Brasil com as mesmas dúvidas que hoje tem a Argentina”, comentou Alberto da Fonseca Guimarães, presidente da Petrobras Energia, subsidiária da estatal na Argentina, antes de lembrar a “exuberante” produção da empresa em águas profundas.



Com Agestado