“Sob influência do diabo”, Madonna irrita ortodoxos na Rússia

Cerca de cem cristãos ortodoxos russos protestaram nesta segunda-feira (04/9), em Moscou, contra o show que a cantora americana Madonna fará no país. Os manifestantes chegaram a perfurar uma foto da pop star com uma estaca.

Dirigindo-se a eles, Leonid Simonovich-Nikshich, líder de um grupo radical ortodoxo, declarou que Mandonna está “sob a influência do diabo”. “Proclamamos uma nova santa Inquisição contra aqueles que lutam contra Deus”, disse Simonovich-Nikshich, que chefia a União de Gonfaloneiros Ortodoxos, um nome que faz alusão aos magistrados das repúblicas italianas medievais.


 


Os organizadores do primeiro show de Madonna na Rússia, parte de sua turnê “Confessions”, já haviam mudado a data e o local da apresentação, alegando preocupação com a segurança. O show de Moscou será realizado em 12 de setembro no complexo olímpico Luzhniki.


 


A apresentação, que conta com uma falsa crucificação, também gerou protestos em outros locais, como do arcebispo de Praga, capital da República Tcheca. No último de uma série de protestos, em Moscou, manifestantes perfuraram uma foto da cantora com uma estaca e tentaram incendiá-la antes de a polícia intervir.


 


Exibindo efígies de Jesus e de santos ortodoxos, eles rezaram e pediram a “excomunhão dos organizadores de abominações”. “Faremos tudo o que for possível para evitar a realização deste show”, disse Simonovich-Nikshich.


 


A Igreja ortodoxa instou os russos a boicotarem o concerto, acusando Madonna de “explorar símbolos cristãos”, mas todos os ingressos foram vendidos quase imediatamente depois de serem postos à venda.