Comércio Brasil-Argentina deverá ser feito em moeda local

O Brasil e a Argentina desenvolvem uma proposta para deixar de utilizar o dólar nas transações comerciais e passar a compensá-las nas moedas locais dos dois países. O anúncio foi feito na última sexta-feira (1º/9) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega,

Mantega afirmou que o projeto está em elaboração pela equipe técnica do Banco Central e será apresentado aos presidentes dos dois países em dezembro, durante reunião de líderes do Mercosul. O sistema começará a funcionar em 2007 e a idéia é que no futuro os demais países do bloco adotem o novo modelo.



Pelo novo sistema, os bancos centrais dos dois países fariam a compensação diária das operações de comércio exterior. Ficariam responsáveis por fechar o câmbio do dia e devolver o saldo das transações, em dólar, ao país que vender mais ao outro. Só o saldo é que seria convertido na moeda norte-americana. O exportador brasileiro receberá aqui em pesos e converterá os recursos para reais. O importador, por sua vez, pagará lá em pesos e os trocará aqui para reais.



Solidez
De acordo com o ministro, a proposta reduz o fluxo de dólares nos dois países e ajudará a conter a valorização tanto do peso como do real. “Vai ter impacto no câmbio quando isso for posto em prática porque vai evitar a entrada e saída [de dólares].”



A medida precisa ser aprovada pelo Congresso, pois altera a legislação cambial. O ministro disse acreditar que a proposta não encontrará dificuldades em ser aprovada, pois “é uma medida de caráter técnico, que vai beneficiar os países independentemente de qual for o governo.”



Para Mantega, a compensação direta em moedas locais só é possível porque as economias dos dois países estão em “situação mais sólida” com saldo na balança comercial e menor vulnerabilidade externa. “Não vejo no horizonte uma crise cambial”, afirmou.