Escândalo no “Zorra Total” expõe falcatruas da Rede Globo

A demissão de um diretor da Globo na semana passada reacendeu discussões morais sobre os atalhos seguidos por atores e modelos para garantir um lugar ao sol no disputado meio artístico. Obsessão da cultura de massa, a busca pela fama a qualquer custo cria

Capazes de forjar artimanhas, eles também estão sujeitos a cair em golpes e “queimar” sua imagem. Um caminho clássico é o chamado “teste do sofá”, uma prática que mistura sexo e oportunismo. Tudo por um “bico” em uma novela, minissérie ou peça de teatro.


 


“Conheço gente que já aceitou fazer o teste do sofá, inclusive homem. Isso acontece em todas as emissoras”, diz a modelo Luiza Ambiel, ex-garota do extinto quadro “Banheira do Gugu”, do programa “Domingo Legal” (SBT).


 


Ex-Globo, o humorista Dedé Santana já teve uma namorada que recebeu uma proposta de ir para a cama com um diretor “muito famoso” em troca de uma vaga em uma peça de teatro.


 


“Se ela tivesse aceito, eu matava”, brinca o ex-integrante do programa “Os Trapalhões”, sem revelar nomes.


 


Porta de entrada?
Programas humorísticos são apontados como a seara dos figurantes. Esse tipo de trabalho exige rara (ou nenhuma) experiência de interpretação – tampouco talento. O perfil atrai iniciantes e aventureiros prontos para cair nas graças de quem tem poder na escalação do elenco.


 


“As pessoas estudam, trabalham, fazem faculdade, aí vem outra que faz essas coisas antiprofissionais (para conseguir o papel)“, diz o ator Alexandre Frota, que vive uma fase de “retórica light”.


 


Na Globo, Fábio Guimarães, um dos diretores do humorístico “Zorra Total”, foi demitido por “quebra de confiança”, após circular um e-mail com mensagens eróticas e fotos pornográficas. O material sugere uma barganha entre o diretor e uma suposta figurante.


 


A moeda de troca seria um papel de maior destaque no programa exibido nas noites de sábado. A suposta mulher das fotos se identifica apenas como “Lu”. A Globo nega que ela tenha trabalhado na atração. A emissora evita identificar quem espalhou o e-mail para a mídia. A Globo também nega a existência da prática do “teste do sofá” e informa que sempre toma providências (como a demissão de Fábio Guimarães) quando suspeita de um caso parecido. Guimarães não dá entrevista.


 


“Tem menina que começa saindo com segurança. Depois, vai para cama com câmera e auxiliar. Tudo para passar na mão de um bam-bam-bam”, conta Luiza Ambiel, que atua na “A Praça É Nossa” (SBT) há 4 anos.


 


A atriz e modelo diz ter recebido inúmeras ofertas para o famigerado teste, inclusive convites para “passeios de lancha a dois”. Todos os convites do gênero foram recusados, segundo ela. “Queria ter estômago e cabeça para encarar. Tudo seria mais fácil. Não precisaria ralar tanto. Se eu tivesse topado, hoje estaria bem de vida.”


 


O caso “Zorra”
No “Zorra Total”, o elenco está proibido de falar sobre o caso do diretor demitido, embora a Central Globo de Comunicação negue a existência de qualquer ordem oficial de censura. Bailarina do “Faustão”, a modelo Ivonete Liberato já trabalhou no “Zorra Total”.


 


“Conhecia o Fábio de vista. Nunca chegamos a conversar. Tenho uma amiga que trabalhava com ele. Acho que algumas [figurantes] se insinuavam para ele. Ele me parecia uma pessoa séria”, diz a vencedora do quadro “Dança dos Famosos”, capa da revista Sexy de setembro.


 


Vanessa Klein, 30, trabalhava com Fábio Guimarães até o escândalo estourar. A atriz concorda que muitas garotas dão mole para os figurões em troca de favorecimento. “Ninguém sabe quem é essa Lu, eu acho que ela não passa de uma oportunista”, diz. Klein começou a trabalhar no humorístico há cinco anos. Neste sábado, ela estréia um quadro em que interpreta a empregada doméstica Shineide. “O Fabinho era um fofo”, conta.


 


É raro alguém admitir ter feito a carreira graças à peneira íntima dos manda-chuvas da TV, como fez no passado a atriz Vera Fischer, em entrevista a uma revista masculina. Na época, não existia e-mail, câmera digital nem webcam para flagrar os termos da abordagem como supostamente ocorreu com Fábio Guimarães.


 


“Bom, quando eu tiver o prestígio da Vera Fischer, revelo quem foram os homens que fizeram as propostas para mim”, brinca a modelo Luiza Ambiel. Figurões, tremei.