Sem categoria

Produção de automóveis cresce 12% e bate recorde em março

A produção total de veículos alcançou recorde no mês passado, com 230.755 unidades. A última marca histórica da indústria havia sido atingida em agosto do ano passado, quando houve 230.600 unidades produzidas, informou nesta qui

Segundo Rogélio Golfarb, presidente da entidade, o resultado do mês traduz a continuidade da expansão da economia e conta também com o efeito do calendário. Março teve 23 dias de produção, contra 19 dias em fevereiro, quando a indústria montou 205.534 veículos.
As exportações também verificaram o melhor nível histórico para meses de março. Foram 71.726 unidades vendidas ao exterior. No entanto, o ritmo de expansão das exportações esteja diminuindo. No primeiro trimestre, as vendas externas avançaram 10,9% ante os três primeiros meses de 2005. Em janeiro e fevereiro último, o aumento acumulado foi de 14,6%. Em 2005 todo, o incremento das vendas externas chegou a 33,5%, enquanto em 2004 foi de 48,6%.

Golfarb avaliou que a indústria automobilística tem condição de elevar as vendas externas. "Estamos longe do teto. Temos engenharia e capacidade. Portanto, precisamos trabalhar a competitividade", frisou.

Ele disse que o mercado mundial é "sedento" por produtos de qualidade e preço baixo, o que explica o posicionamento da China, que já exporta mais do que importa. "Os investidores não vão colocar dinheiro só na China, pois isso é um risco, e o Brasil precisa ser uma opção", observou.

Com informações
do Valor Online