Sem categoria

Jussara Cony destaca políticas públicas do governo Lula

A deputada Jussara Cony (PCdoB/RS) destacou hoje à tarde, na Assembléia Legislativa do RS, as políticas públicas implantadas pelo governo Lula.

A parlamentar comunista resgatou o significado da inserção do carvão gaúcho na matriz energética brasileira, resultado de uma ampla articulação entre a Assembléia Legislativa, através de comissão de representação externa, presidida pela deputada, com a participação de deputados de vários partidos, de prefeitos, de vereadores, de sindicatos, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e da Secretaria de Minas e Energia do RS. “Essa luta unificada foi fundamental, mas teve como ponto de referência a decisão política do governo Lula, liderada pela ministra de Minas e Energia, hoje ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que, desde o primeiro momento, foi extremamente receptiva”, ressaltou.

Jussara também fez referência às políticas na área de medicamentos: Farmácia Popular e Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. “Além de cumprir estrategicamente a questão dos medicamentos no SUS repassando para o Rio Grande do Sul e para outros Estados aquilo que lhes cabem, o governo federal expande a farmácia popular para atingir uma parcela da população muito importante que, embora não use o SUS, tem dificuldade de manter o tratamento com determinados medicamentos”, frisou. Jussara adiantou que, até o final do mês de abril, o presidente Lula deve assinar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos.

Com relação à luta das mulheres, a parlamentar destacou a criação da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e a realização da I Conferência das Mulheres, que traçou políticas materializadas no projeto de implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism),  em todo o País, e na aprovação do projeto de lei de origem do governo federal, já aprovado na Câmara Federal, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar.

De Porto Alegre,
Denise Campão

Foto: Ana Paula Aprato