Morre o Nobel de Literatura egípcio Naguib Mahfouz

Morreu nesta quarta-feira (30/8) o escritor egípcio Naguib Mahfouz, o único romancista de língua árabe a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura até hoje. Mahfouz, premiado em 1988, morreu em um hospital público do Cairo aos 94 anos. Ele estava gravemen

O escritor, nascido no Cairo em 1911, autor de quase 50 obras literárias, era o intelectual mais célebre do Egito. É autor, entre outros livros, da “Trilogia do Cairo”, integrada pelos romances “Entre Dois Palácios”, “Palácio do Desejo” e “O açúcar”.



Naguib Mahfouz, que em 1994 sofreu uma tentativa de assassinato por parte de um islamita, sempre defendeu a tolerância e a moderação. Desde o atentado tinha a mão direita paralisada e parou de escrever, sendo obrigado a ditar seus textos.



Mahfouz foi um dos poucos intelectuais egípcios e árabes a aprovar os acordos de paz entre Egito e Israel em 1979, apesar de ter se declarado totalmente solidário aos palestinos.



Devido a suas posições sobre Israel, seus livros foram boicotados em muitos países árabes.



Em 2001 apoiou um dramaturgo egípcio que havia sido excluído da União de Escritores por ser favorável à normalização das relações com Israel.



Naguib Mahfouz será sepultado na quinta-feira no Cairo, informaram fontes do ministério do Interior. O funeral será realizado na mesquita de Al-Rashdan. O local é cenário dos funerais de personalidades que recebem honras militares.