BNDES suspende recursos para Volks até acordo com empregados

O  BNDES informou ontem que não vai liberar financiamento aprovado de R$ 497 milhões à Volkswagen até que a montadora finalize a negociação com empregados sobre um plano de reestruturação. Empresa pressiona trabalhadores ameaçando fechar fábr

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou na segunda-feira (28/8) que não vai liberar um financiamento aprovado de R$ 497 milhões à Volkswagen até que a montadora finalize a negociação com empregados sobre um plano de reestruturação.


 


Na semana passada, a Volkswagen do Brasil ameaçou de fechar a unidade de Anchieta, em São Bernardo do Campo, sua mais antiga fábrica no país, caso as negociações com funcionários no processo de reestruturação não contemplem o que deseja a montadora.


 


“Enquanto não for consolidado o acordo (com os funcionários), o BNDES vai suspender e aguardar, disse a jornalistas o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.


 


Marinho, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o presidente do BNDES, Demian Fiocca, estiveram reunidos com representantes da Volkswagen para tratar do assunto.


 


De acordo com o presidente do BNDES, quando o financiamento à montadora foi aprovado, o banco de fomento não sabia da possibilidade de fechamento de uma fábrica no país.


 


“Vamos ver o impacto das negociações (com os trabalhadores) na estratégia de investimento”, disse Fiocca.


 


A Volkswagen anunciou uma reestruturação no início de maio, alegando perdas com as exportações decorrentes do câmbio valorizado.