Sem categoria

Cuba comprará cem locomotivas da China para economizar energia

O governo cubano vai comprar este ano cem locomotivas da China, além de mais de sete mil ônibus, como parte do programa para reduzir o elevado consumo de energia no país. O anúncio foi feito pelo presidente Fidel Castro, ao intervir no ato realizado na qu

 

A política para esse setor do governo socialista – denominada revolução energética -, persegue a redução do gasto de energia por todas as vias possíveis, o que inclui a melhoria dos meios de transporte. Para isso, serão compradas cem locomotivas, 80% delas de 2.500 cavalos de força e 20% de 1.800.

 

 

 

Segundo o presidente cubano, o país também fechou contratos com Pequim para a aquisição de mil caminhões de 20 toneladas que se unirão aos mais de sete mil ônibus. A expectativa do governo é que a compra chegue à ilha antes do final do ano.

 

 

Com o investimento, as autoridades cubanas avaliam que conseguirão reduzir de 90 para 20% o subsídio no ramo do transporte de passageiros, “para sermos conseqüentes com o máximo de racionalidade”, explicou o líder cubano. Atualmente o Estado cubano subsidia 90% do setor, mas considera a ajuda irracional, “quando o combustível está se esgotando e o mundo está a bordo de uma crise”, avaliou Castro.

 

 

Para o líder da Revolução Cubana, “o país não pode se permitir a bobagem de dar de presente as passagens e deve se propor como objetivo alcançar o máximo de racionalidade, de economia e de administração eficiente para pôr fim ao esbanjamento”.

 

 

Da Redação,
Com informações da
Agência Prensa Latina