Conferência de Astronomia decide que Plutão “não é planeta”

Em uma votação durante a assembléia geral da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), realizada na República Tcheca e que contou com a participação de 2,5 mil astrônomos, foi rejeitada a proposta de manter Plutão como um planeta e incorp

Essa decisão significa que o que é, nos livros escolares, o nono planeta do Sistema Solar, terá de ser reinterpretado. Plutão é considerado um planeta desde sua descoberta, em 1930, pelo americano Clyde Tombaugh. No entanto, características de Plutão, como sua massa e sua trajetória orbital, há muito vinham alimentando os pedidos de astronomos para que sua classificação fosse revisada.


 


Além disso, desde o início da década de 90, os cientistas encontraram vários outros corpos celestes de tamanho comparável ao de Plutão no Cinturão de Kuiper, uma região do espaço localizada além de Netuno.


 


Alguns astrônomos acreditam que Plutão pertence a um tipo de corpo celeste gelado, chamado de “transnetuniano”, e não à categoria dos planetas. Com um diâmetro de apenas 2.360 km, Plutão é menor que os outros planetas do Sistema Solar. Até recentemente, no entanto, era o maior corpo celeste conhecido no Cinturão de Kuiper.


 


Isso mudou com a descoberta do 2003 UB313, apelidado de Xena, pelo professor Mike Brown e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Depois de medirem o novo corpo com o telescópio espacial Hubble, os astrônomos descobriram que ele tinha um diâmetro aproximado de três mil quilômetros, pouco maior que o de Plutão.