Sem categoria

Governo português apóia a política de “Uma Só China”

Portugal reiterou hoje o apoio à política de "Uma só China", defendida pelo governo chinês, e se contrapôs à posição do governo provincial da ilha de Taiwan, que dissolveu unilateral

Portugal reiterou hoje a sua adesão à política de "Uma Só China" e "vê com preocupação atos unilaterais que não contribuam para a estabilidade e evolução pacífica da situação no estreito de Taiwan", revelou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Governo português manifestou "preocupação" perante o ato de Taiwan de dissolver unilateralmente a Comissão para a Reunificação com a China.

O governo português apela a "ambos os lados" para que "promovam o diálogo e iniciativas de cooperação que levem à instauração de um clima de confiança", em "conformidade com a declaração da Presidência da União Européia de 6 de Março".

O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, anunciou no final de fevereiro a decisão de dissolver formalmente a Comissão de Reunificação com a China e das diretrizes de 1990 que guiavam os trabalhos para a reunificação.

A decisão do líder da administração provincial de Taiwan foi criticada pelo governo chinês, que denunciou Chen Shui-bian por tentar conduzir a ilha para o desastre e por ameaçar a paz regional.

A ação de Shui-bian pretende "intensificar a crise nas relações entre os dois lados do estreito e colocar seriamente em perigo a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan e da região Ásia-Pacífico", disse o governo chinês.

Com agências internacionais