Emir Sader é eleito secretário-executivo da Clacso

Sociólogo brasileiro sucederá ao argentino Atilio Borón no comando Conselho Latino-americano de Ciências Sociais. Entre suas metas, estão a formulação de programas de ação no campo das ''políticas públicas democráticas''.

A assembléia geral da IV Conferência da América Latina e Caribe de Ciências Sociais (Clacso) elegeu nesta quinta-feira (24) o sociólogo e professor Emir Sader, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, para o cargo de secretário-executivo pelo próximo termo, sucedendo ao professor Atilio Borón, da Argentina.


 


Houve duas candidaturas: a do prof. Emir e da profa. Margarita Lopez Maya, da Universidade Central da Venezuela. Num processo tranqüilo e emoldurado pelos debates da Conferência, houve 169 votantes dos 171 inscritos como delegados. O prof. Emir recebeu 98 votos e a profa. Margarita, 66. Houve 3 votos nulos e 1 branco.


 


Entre os compromissos assumidos pelo programa apresentado pelo vencedor, lê-se: ''Sem perder um compromisso ativo com o fortalecimento da democracia e com as lutas populares, as atividades desenvolvidas pela Clacso e pela Secretaria Executiva devem ser expressão do pluralismo ideológico que caracteriza o campo das ciências sociais na América Latina e no Caribe. Reforçar e fortalecer este pluralismo é uma das aspirações maiores da Clacso e um dos horizontes de toda a gestão à frente da Secretaria Executiva''.


 


''Reafirmar a independência da Secretaria Geral em relação a qualquer governo, partido ou organização política, sem deixar de considerar a importância estratégica da Clacso na formulação de propostas, idéias e programas de ação no campo das políticas públicas democráticas''. O mandato do cargo de secretário-executivo da Clacso é de três anos, renovável por mais três em nova eleição. A Clacso é o organismo internacional de maior importância na América Latina quanto às Ciências Sociais. O prof. Emir Sader é colaborador assíduo da Carta Maior, em que mantém um blog.



 


Fonte: Agência Carta Maior