Datafolha para o Senado no Rio: Jandira 23%, Dornelles 20%

Jandira Feghali (PCdoB) passou de 21% para 23% na disputa da cadeira do Rio de Janeiro no Senado, mas seu adversário, Francisco Dornelles (PP), subiu de 14% para 20%, segundo a pesquisa Datafolha publicada na Folha de São Paulo desta quinta-feira

A candidata do PCdoB se destaca entre os eleitores da capital (31%), com nível superior (32%) e renda familiar superior a dez salários mínimos (33%). Declaram votar em Jandira 40% dos eleitores que têm o PT como partido de preferência e 37% dos eleitores de Denise Frossard (PPS) ao governo do Estado.



Dornelles se destaca entre os eleitores do interior (27%), entre os que têm renda entre cinco e dez salários mínimos (29%) e entre os que têm 60 anos ou mais (30%). Ele é favorecido pelo apoio de Sérgio Cabral, candidato do PMDB que é o favorito para o governo do estado, tendo 31% das intenções de voto entre os eleitores do peemedebista. Jandira Feghali, porém, tem 25% nesse mesmo segmento.



Disputa polarizada



Na pesquisa espontânea do Datafolha, os eleitores do Rio de Janeiro mostram grande indefinição sobre o voto para senador. Os que não citaram o nome de um candidato somaram 70%, contra 80% na pesquisa anterior do Datafolha, do dia 8 de agosto. Mesmo na pesquisa estimulada — onde o entrevistador apresenta a lista dos candidatos –, 17% responderam que votariam em branco ou anulariam o voto 17% e 20% que estão indecisos. O índice de indecisos caiu 13 pontos percentuais (de 33% para 20%).



A disputa está polarizada, com os demais 15 candidatos somando 17% das intenções de voto. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) permaneceu com 7%. Alfredo Sirkis (PV) oscilou de 3% para 4%. Carlos César (PCO) tem 2%. Rosangela Gomes (PRB), Dayse Oliveira, Antonio Manoel de Souza (PSL), Dr. Edialeda (PDT) e Arlindo Silva (PRTB) obtêm 1%, cada. Os candidatos Sued Nogueira da Silva (PT do B), Raymundo Oliveira (PCB), Arnóbio Bezerra (PTN), Oswaldo Souza (PRP), Ornisson Fernandes (PHS) e Jimmy Pereira (PSDC) não atingiram 1%.



Para o governo do Rio, o Datafolha registra um quadro de estabilidade, com os dois primeiros colocados repetindo a pontuação de 8 de agosto: Sergio Cabral (PMDB) 42% e Marcelo Crivella (PRB) 19%. Denisse Frossard oscilou de 9% para 11%. Eduardo Paes (PSDB) manteve 3% e Vladimir Palmeira (PT) e Luiz Novaes (PSDC) oscilaram de 2% para 1%, mesma pontuação de Carlos Lupi (PDT), Milton Temer (PSOL) e Eliane Cunha (PRP).



Com datafolha. Clique aqui para ver o relatório.