Farc rechaçam informações do New York Times

Assim como já havia feito o governo colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) divulgaram uma nota nesta quarta-feira (23/8) na qual rechaçam a informação divulgada pelo jornal norte-americano New York Times, segundo o qual o Plano C

Em sua página na internet, as Farc afirmam que o Plano Colômbia é um fracasso porque os Estados Unidos não combatem seus 32 milhões de viciados.



“Washington por um lado adianta a guerra nos países produtores, mas não combate a distribuição – controlada pela máfia estadunidense – e o consumo de seus milhões de viciados. Esse é um dos motivos do fracasso do Plano”, defende a nota.



As Farc afirmam também que o verdadeiro objetivo do Plano não é erradicar as drogas, mas sim combater a guerrilha na Colômbia.



A referida matéria do jornal norte-americano foi publicada em sua edição do último sábado. No longo texto, seu autor apresenta todo o histórico do Plano, adotando sempre um tom crítico ao que foi feito desde o ano 2000 em território colombiano.



Enquanto as Farc culpam a própria política dos Estados Unidos, o governo colombiano saiu a campo para se defender. Ministros e assessores foram mobilizados para apresentar números que desmintam as acusações do jornal.