No Equador, 17 candidatos devem disputar a Presidência

A poucos dias do prazo final para inscrições nas eleições de 15 de outubro no Equador, o tabuleiro político no país começa a ganhar sua forma final. Até o momento, 17 candidatos de todas as tendências e ideologias já se apresentam como aspirantes ao cargo

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Equador, Javier Cazar, os candidatos poderão fazer propaganda em todo o país entre os dias 29 de agosto e 12 de outubro.



De acordo com a legislação eleitoral equatoriana, cada candidato pode gastar até US$ 2,7 milhões durante esse período. O Tribunal tem até 24 de agosto para aceitar os impugnar as candidaturas inscritas.



Segundo as últimas pesquisas, cerca de 65% dos cerca de 9,2 milhões de equatorianos aptos a votar estão indecisos. Até o momento, León Roldos, da Aliança Rede Ética, aparece em primeiro lugar, com 23% dos votos.



Além de Roldós, de passado esquerdista, outros dois candidatos aparecem com chances de passar ao segundo turno: Cinthya Viteri, do Partido Social Cristão (conservador), com 16% das intenções de voto, e Rafael Correa, do Movimento Aliança pelo País (dono de discurso progressista, de soberania e integração latino-americana), com 11%.