Apenas Eymael apresentou, até agora, programa de governo

A 40 dias das eleições, apenas um dos seis concorrentes a presidente da República divulgou oficialmente sua proposta de programa de governo. José Maria Eymael (PSDC) lançou seu programa durante a convenção que o indicou candidato, no dia 17 de junho. Com

A coligação A Força do Povo (PT, PCdoB. PRB), do presidente e candidato a reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, tinha inicialmente previsto a divulgação de seu plano de governo para esta quarta-feira, mas adiou para terça-feira da semana que vem. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, por questões de agenda a primeira data foi inviabilizada. Ela informou ainda que o programa está “quase” pronto.


 


Para o coordenador da área de internet da campanha de Lula, Valter Pomar, a situação do candidato do PT é diferente da dos outros partidos, por ele concorrer à reeleição.


 


-Nós já estamos executando aquele programa que foi apresentado por nós na eleição de 2002 e estamos apresentando um candidato à reeleição. Portanto, no nosso caso, há uma exigência diferente daquela que se coloca para os demais candidatos. Um candidato que nunca disputou a eleição, que não está no governo, tem a obrigação de dizer para o país no início da campanha o que é que veio fazer, o que se pretende.


 


Já o PSDB de Geraldo Alckmin informou através da assessoria de imprensa da campanha que não vai apresentar “por agora” um programa fechado. O candidato vem apresentando publicamente propostas pontuais. À medida que Alckmin for divulgando os pontos do seu programa – que tem mais de 30 temas -, eles serão disponibilizados no site do candidato.


 


Cristovam Buarque (PDT) deve lançar o seu programa no dia 1º de setembro. De acordo com um dos coordenadores do programa de governo do partido, Elimar Pinheiro do Nascimento, o documento é dividido em duas partes. A primeira contém as diretrizes e está em fase final de revisão. A segunda, que aponta como executar essas diretrizes, está sendo finalizada. O candidato optou por não tratar de todos os temas juntos.


 


-A educação é a grande marca do Cristovam. O segundo tema que ele começou a abordar foi a consolidação das instituições – afirma.


 


O PSL de Luciano Bivar disponibilizou 13 propostas no site do candidato (www.lucianobivar17.can.br). Já o PSOL de Heloísa Helena deve apresentar o seu programa de governo no fim do mês.


 


Em 2002, Lula apresentou seu programa de governo em 23 de julho e José Serra no dia 7 de agosto. O primeiro turno das eleições presidenciais aconteceu em 6 de outubro daquele ano.


 


Fonte: Globo Online