Para empresas argentinas, Mercosul tem grande potencial

As grandes empresas argentinas consideram o Mercosul o “mercado com maior potencial para as exportações”, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (21/8) pelo Ministério da Economia da Argentina.

O relatório, que foi realizado pelo Centro de Estudos para a Produção (CEP) do Ministério da Economia, indica que 33% das empresas consultadas exportam seus produtos para o Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e que recentemente ganhou a adesão da Venezuela.



Cerca de 19% das companhias pesquisadas exportam para o México e para o restante dos países da América Latina; 18% comercializam seus produtos no Chile; 11% vendem para os Estados Unidos; 10% na Europa Ocidental e 9 % na China e no Leste asiático.



Perspectivas favoráveis



Cerca de 51% das empresas consultadas asseguraram que no final de 2006 terão “aumentado suas exportações”.



Segundo as empresas, “a manutenção de uma taxa de câmbio competitiva e estável continua sendo fundamental” para que possam explorar outros mercados.



Neste sentido, consideraram como fator-chave para o aumento de suas vendas externas “o crescimento da demanda em mercados de destino”, a melhoria “das condições para ter acesso a eles” e o avanço “na realização de investimentos para a redução de custos”.



“Além disso, são importantes os investimentos destinados a melhorar o cuidado com o meio ambiente, o desenvolvimento de novos produtos e a melhora da sua qualidade”, afirmou o relatório oficial.