Vice-presidente boliviano vem ao Brasil negociar preço do gás

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, deve viajar nesta quarta-feira (23/8) ao Brasil para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o reajuste do preço do gás natural boliviano exportado para o país.

Também deve participar da reunião de Linera com Lula o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, segundo o diário boliviano ''La Razón''.



No início deste mês, o presidente da Bolívia, Evo Morales, já havia dito estar disposto a conversar diretamente com o presidente Lula para pedir a definição do preço do gás natural boliviano. ''Se é importante a participação dos presidentes, vamos participar. O importante é avançar na negociação sobre os novos preços'' do gás, afirmou.



O reajuste do preço da commodity para o Brasil tem sido um ponto de tensão entre os dois países. O Brasil paga US$ 4 por milhão de BTUs (British Termal Unit, medida de energia; cada BTU equivale a 26,8 metros cúbicos de gás) do gás boliviano desde julho, mas o governo boliviano quer elevar esse preço para US$ 7,50.



No último dia 15, o ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Solíz Rada, disse que se não houver um acordo em 60 dias sobre o preço do gás natural que será vendido à Petrobras pela estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), o caso será resolvido através de arbitragem internacional.



As negociações devem ser retomadas no dia 14 de setembro, na Bolívia. O Brasil importa cerca de 24 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia por dia, mas o contrato prevê que podem chegar a 30 milhões por dia.



Na sexta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o governo Brasileiro admitirá uma alta ''razoável'' dos preços do gás boliviano vendido ao Brasil.