SC tem alta salarial superior à nacional no 1º semestre

As negociações salariais feitas em Santa Catarina no primeiro semestre tiveram reajuste acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o que aponta pesquisa divulgada ho

De acordo com o supervisor técnico do Dieese de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, a inflação baixa – menos de 3% – e o saldo positivo na balança comercial fizeram com que o empregador tivesse maior facilidade para a negociação. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de pequeno, também influenciou a média positiva.


 


 


O comércio foi o que apresentou melhor desempenho, seguido da indústria e do serviço. O estudo mostrou que 34% dos acordos tiveram aumento até 1%.


 


 


O levantamento nacional também mostrou um bom desempenho. Das 271 negociações salariais feitas entre janeiro e junho de 2006, 96% conseguiram ao menos repor a inflação acumulada nos 12 meses anteriores à data-base, sendo que 82% resultaram em reajuste acima da inflação. Apenas 4,4% ficaram abaixo da inflação acumulada.


 


 


Além da inflação em baixa, o Dieese credita o bom desempenho das negociações aos esforços do movimento sindical na busca de ganhos salariais e ao crescimento da economia nacional – puxado pela maior oferta de crédito e pelo aumento do salário mínimo.