Lula deixa claro que participar de debates é opção, não obrigação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um recado bem claro hoje para os críticos, da imprensa e da oposição, que andam questionando sua decisão de não participar de debates na Tv durante o primeiro turno das eleições. ''Eu vou a debate quando a gen

Segundo Lula, ninguém pode se queixar de que ele não participa de debates porque sempre participou. E completou: ''Eu tenho um problema que é o seguinte: depois de participar de debates em quatro eleições, cheguei à conclusão que posso decidir se vou ou não vou.''


 


A decisão de Lula tem sido muito criticada por comentaristas políticos e seu principal adversário na disputa, Geraldo Alckmin (PSDB) também fez menção hoje, durante o horário eleitoral gratuito, ao fato de Lula não ter ido ao primeiro debate, da TV Bandeirantes. Mas o PSDB tem sido cauteloso sobre o assunto, pois dopis de seus principais candidatos a governos estaduais: José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) também decidiram não participar de debates na televisão. 


 



Record pode cancelar debate do dia 4


 


 


A decisão de Lula de só comparecer a debates num eventual segundo turno, pode acabar esvaziando os eventos deste tipo programados pelas emissoras de Tv aberta. A Record, por exemplo, avalia que, com a ausência de Lula, o debate pode ser prejudicial patra a emissora. Segundo notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo, a decisão do presidente Lula de não participar de debates no primeiro turno e a falta de confronto no evento realizado pela Band na última segunda-feira levaram a Record a reavaliar se realiza ou não o seu, agendado para o próximo dia 4. Uma reunião foi convocada para a próxima segunda para bater o martelo sobre o assunto.


 


As chances de a Record promover um encontro entre os presidenciáveis caíram a ''menos de 50%'' nesta semana, de acordo com um executivo da rede, depois do debate da Band, que, avalia, foi apenas um bate-papo entre candidatos.


 


A Record teme principalmente que, sem Lula, seu debate dê menos de dez pontos no Ibope, o que derrubaria sua média das noites de segunda e favoreceria o SBT. O debate da Band deu quatro pontos.


 


A estréia do horário eleitoral, anteontem, marcou 42 pontos no Ibope na edição noturna. Na terça anterior, as TVs abertas somaram 68 pontos no mesmo horário (20h30/21h20)''.


 


A Record também poderá cancelar o debate entre candidatos ao governo de São Paulo, previsto para 11 de setembro. A emissora tem que convidar 13 dos 16 candidatos, mas só quer reunir os seis mais bem colocados nas pesquisas. O problema é que não está conseguindo costurar um acordo de compensação de tempo de exposição na TV com os ''nanicos''.


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez